quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Estudo mostra que, para reconhecer os donos, os cachorros olham para o rosto deles... Será?

Esta notícia me deixou bastante pensativa.

Até onde sei, os cães tem o olfato como o principal dos sentidos. E agora, segundo esta notícia (extraída do site do Dr. Wilson Grassi, veterinário comprometido com a causa animal), cães olham para o rosto dos donos para reconhecê-los.

A matéria dá a entender que este seria um reflexo da domesticação dos cães. O que se pode afirmar, com certeza, é que cães nos observam o tempo tudo, muito mais do que nós a eles!


Mas e o olfato? Não seria este o sentido mais importante para os cães?

Parte da notícia segue abaixo. Mas para ler na íntegra, clique aqui.

Acredite se quiser: para reconhecer os donos, os cachorros olham para o rosto deles. É o que afirmam pesquisadores da Universidade de Pádua, na Itália. A equipe descobriu que os cães têm dificuldade de reconhecer seres humanos quando eles estão com o rosto coberto, como informaram à BBC.



Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

6 comentários:

  1. Sei não...a matéria está muito superficial para tirar alguma conclusão.
    Precisaria ler o estudo na íntegra para poder criticar.
    Não botei fé, não...rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Você deixou minha mamys cãofusa agora!!!

    Tenha um ótimo dia!!!

    Lambeijokas Lambuzadas

    Lola

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante isso. Como faço teatro, de vez em quando apareço com maquiagem muuito diferente, roupa e chapéu estranho, e eles nunca ligaram. É engraçado, nem meus pais me reconhecem e eles sim. Mas quando algum conhecido aparece de surpresa no portao eles latem, depois de um tempo que percebem mesmo. Pelo visto varia de cao pra cao.

    ResponderExcluir
  4. Daniel, eu também não estou acreditando nesta conclusão como algo tão irrefutável...

    ResponderExcluir
  5. Lolinha, realmente, dá para ficar pensando sobre o assunto, não?!? Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tábata! Muito boa sua colocação! Mas, pelo que você falou, me parece que seus dogs se guiam muito mais pelo olfato... Quanto ao alarme no portão, acredito que esteja mais relacionado com guarda do território, não?!? Bjs!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.