quarta-feira, 15 de junho de 2011

Seu cão se recusa a comer a ração? Saiba como ajudá-lo!

Não quero...

Todos aqueles que tem um cão como companheiro sabem que cuidar para que ele tenha uma boa alimentação é essencial para seu bem estar.

Mas há um problema bastante comum e aflitivo que pode ocorrer mesmo com cães que são alimentados com rações de ótima qualidade: eles simplesmente se recusam a comer. Ou não comem com muito apetite, deixam restos no prato, para desespero de seus donos...

Esta foi uma dúvida de um leitor do Mãe de Cachorro. A querida Ana Corina pediu que eu ajudasse, e a resposta foi publicada lá ontem e pode ser lida aqui.

Mas como este é um problema bastante comum e há muita controvérsia sobre o que e como fazer, o assunto veio para o blog de forma mais detalhada.


Não pretendo entrar no mérito do tipo de alimentação que seria o mais adequado. Me parece, intuitivamente, que oferecer alimentação natural aos cães reduziria (e muito) a chance de ocorrência deste problema. Mas, como a grande parte dos cães ainda é alimentada com ração, este post está direcionado exatamente a eles.  

APETITE DOS CÃES

Ter apetite aparentemente insaciável é um comportamento normal em todos os cães. Mas isso não significa que estejam com fome! Na verdade, é instintivo querer sempre um pouquinho mais, pois os ancestrais dos cachorros eram caçadores e não sabiam quando seria a próxima refeição! Portanto, está escrito em seu DNA que é sempre bom comer e comer e comer...

Mas isto não significa que devamos atender a este capricho genético. Os cães de hoje em dia não são tão ativos quanto seus ancestrais. Não precisam de reserva de energia para sobreviver. Assim, cabe aos humanos controlar a quantidade e qualidade de suas refeições.

SAÚDE X PESO X QUANTIDADE

Antes de qualquer providência para tentar melhorar a situação, é importante descartar qualquer problema de saúde que possa estar diminuindo seu apetite. Uma consulta com um veterinário de confiança, portanto, é a primeira providência.

Descartada a hipótese acima, vem a questão: qual a quantidade correta de ração a ser oferecida ao peludo? Primeiramente, deve-se pesar o cão e verificar qual a quantidade diária de ração indicada para seu peso e idade. Para ter certeza quanto a esta informação, basta ler atentamente o rótulo do pacote de ração – ali estão mencionadas as quantidades exatas.

Muitas pessoas mantêm o pote cheio de ração à disposição, durante o dia inteiro, o que não é ideal. O cão acaba não tendo uma rotina alimentar definida, come aos pouquinhos e o dono, por sua vez, nunca sabe ao certo quando e quanto ele comeu. Além disso, deixar comida pode atrair insetos e roedores e a ração pode fermentar!

GULOSEIMAS

Todo mundo adora ver a alegria dos cães ao receberem petiscos e guloseimas! Mas, em excesso, podem desbalancear a dieta e comprometer o apetite!

Pode-se, eventualmente, utilizar petiscos para treinar o cão, brincar com ele, mas em pequenas quantidades para não comprometer o apetite. Oferecer frutas como maçã (sem sementes), ou pedaços de cenoura crua costuma agradar muito aos cães e são alimentos saudáveis, que não fazem mal.

 NÃO COME DE JEITO NENHUM...

Se mesmo com as providências acima o apetite do cão ainda estiver comprometido, é preciso observar se este comportamento não foi reforçado de alguma forma. Isto ocorre quando os donos, ao verem o cão cheirar a ração e sair sem comer, se desesperam e acabam colocando uma coisa mais gostosa para tornar a ração mais palatável. Ocorre que, desta forma, o peludo aprende que, ao deixar a comida intocada, acaba ganhando coisas mais gostosas, além de bastante atenção!

Por isso, a orientação é fazer exatamente o contrário: somente elogiar e dar carinhos caso o cão esteja comendo! E nunca pegar o prato, colocar algo mais gostoso e devolvê-lo ao cão!

Por outro lado, não é recomendado deixar o cão sem comer por dias até que tenha fome e acabe se alimentando. Isto pode gerar problemas de saúde, como hipoglicemia ou gastrite. Caso o pet não esteja aceitando a ração de forma alguma, pode-se jogar um pouco de água morna na ração, o que fará com que a comida libere mais odores e se torne mais atraente. Mas a ração deve ser servida após ter sido preparada desta forma!

Há, ainda, alguns suplementos alimentares que tornam a ração mais palatável: um pouco de iogurte, carne ou uma colherzinha de azeite misturados à ração (esta e outras dicas da Sylvia Angélico, do excelente site Cachorro Verde, sobre suplementos naturais para cães que comem ração, podem ser conferidas clicando aqui). Novamente: o pote de ração já deve ter sido preparado; quando estiver tudo pronto, aí sim deve ser oferecido ao cão.

DICAS PARA ABRIR O APETITE

Tornar a hora da alimentação um momento divertido também ajuda a abrir o apetite. Pode-se ensinar alguns comandos e treinar antes da refeição, utilizando grãozinhos de ração como recompensa, a ser dada com bastante entusiasmo! Em seguida, oferece-se o pote com a comida ao cão.

É fundamental ter em mente que a alimentação do cão é pressuposto de uma vida saudável. Assim, cabe aos humanos a responsabilidade de tornar este momento prazeroso e garantir a ele acesso a todos os nutrientes necessários, nas quantidades adequadas!

Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

29 comentários:

  1. Cassia querida, estou adicionando teu post lá no meu neste exato momento, ok? ATÉ SÁBADUUUUUBIDUUU!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cassia amiga....

    Por acaso, ontem coloquei um post sobre culinária canina..... justamente, porque nessa época de frio, eles tendem, como nós a ter uma fome do "cão"... rsrsrs.... coloquei um link para um site muito legal, que dá receitas caseiras para os petiscos... assim a gente pode controlar um pouquinho melhor essa coisa do peso.....
    A Scu tem como alimentação principal a ração, mas tem épocas que ela começa a recusar... aí fazemos umas mágicas (mas não coloco comida na ração dela, se não, vira hábito) e aí dá certo...
    Super bem escrito!!!
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana querida - do Mãe de Cachorro! Obrigada!! Até sábado!! Beijos!

    Oi, Ana querida - do Aujudando Amigos! Acabei de ver o post! Muito legal, gostei! Realmente, você tem razão: no inverno, o apetite aumenta mesmo! Beijo grande para vocês!

    ResponderExcluir
  4. Cassia, minhas dúvidas sobre a inapetência diante do prato de ração foram totalmente esclarecidas. Ótimas dicas, como sempre. Obrigada.
    Picolé e Desembargador agradecem tb.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz, Maria Teresa! Obrigada pelo carinho de sempre! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cassia!
    Adoro seu blog,adorei o post,parabéns!
    Beijos e um ótimo final de semana :)

    ResponderExcluir
  7. Que bom que gostou, Carla! Obrigada pelo comentário carinhoso! Bjs e bom fim de semana para você também! :D

    ResponderExcluir
  8. eu uma tenho 1 rottweiler de 6 anos e irei ganhar um yorkshire. queria saber se avera algum problema de os dois cães terem contato e que tipos de frutas posso intruduzir na alimentação deles.eu tenho 11 anos e pretendo me for,ar em medicina veterinaria

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rebeca! Te aconselho a procurar ajudar de um profissional especialista em comportamento canino, ok? Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Rebeca. Tenho um Pincher 0 chamado Billy que tem 10 meses de idade. Gostaria de saber se é permitido dar frutas para meu filhinho de quatro patas. Um grande abraço.
    Sheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O ideal seria você conversar sobre o assunto com um veterinário de sua confiança! Abs

      Excluir
    2. Olá! Achei muito útil! Beijos!

      Excluir
  11. OLA EU TENHO UMA CACHORRINHA ÉLA ERA DE RUA EU TO CUIDANDO DELA MAS TA DIFISIL DELA COMER RAÇAO PODERIA ME DAR UMA DICA SÓ QUER COMER COMIDA CRATO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela deve ter sido acostumada a receber ou procurar comida e não ter costume de ser alimentada com ração! Siga as dicas deste post, a tendência é ela se adaptar! Boa sorte!

      Excluir
  12. muito legal .... eu recomendaria os molhos palatabilizantes para tornar mais palatavel a ração

    ResponderExcluir
  13. Vou tentar fazer o que está orientando com a minha 'afilhadinha'... rssss... Ela é uma criaturazinha difícil de comer!!! Achei bacana a dica do azeite que faz pra bem gente e deve, sim, fazer bem pros nossos amiguinhos.
    Bjks pipokas!!!

    ResponderExcluir
  14. A minha cachorrinha não come nadinha de nada, ela só gosta de papinha de bebê, e doces ( jujubas e "recheio" da bolacha bauducco) que ganha raramente qdo fica pedindo muito, faz 1 ano que tenho feito ela engolir a ração igual comprimido 60 minutos por dia, como ela é medrosa não posso nem viajar porq tem medo de sair de casa e medo de estranhos. Já esta se tornou insuportável !
    Ela come (engole) Royal Canin, tentei carne moída, tentei ração da Hill's, ossos, bifinhos, recusou tudinho !
    Se n faço ela engolir a ração ou entra em hipoglicemia ou começa a vomitar de fome, levei na Vet tudo perfeito.
    Atualmente estou dando um estimulador de apetite ( Nutrifull) nenhuma melhora, o maximo que fez foi cheirar a ração e espirrar em cima, dei papinha, comeu, misturei alguns grãos de ração, nem chegou perto novamente. Ela é da raça Spitz Alemão.

    Fiz um video na cama para demonstrar o comportamento dela porq estou procurando a solução:
    http://youtu.be/Hyd9Hw6ccbM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha dogue alemã também não quer comer, antes comia bem, agora está chateada com a comida. Eu fico dando o que ela gosta de comer, mas sei que isso não vai resolver. É um sofrimento isso, você não está sozinha, colega!

      Excluir
    2. Paola, você não está sozinha nesse problema, eu também tenho uma cadela dogue alemã que comia muito bem, mas agora não quer comer. Eu fico desesperada, não é fácil mesmo.

      Excluir
  15. Estou com esse grande problema com meu York,ele comia bem,mais agora só come se eu colocar no colo,mais agora nem no colo ele que comer,como vou levar ele para última vacina vou conversa com o veterinário sobre isso.Mais também eu não dou nada pra ele só a Ração.Estou arrasada com isso.

    ResponderExcluir
  16. Meu cão é o Fióte e ele é bagunceiro.Quebra ovos e se banha neles,se solto ele vai a procura de ossos em lixões e etc.Agora ração,regeita.Não gosta de soro da qualhada.O dele é macarrão,arroz,cuscuz,pouco leite,molho,carnes..Não obedece a comandos e só quer brincar com pessoas,com outros cães.

    ResponderExcluir
  17. Olá Cássia, gostei do seu post e estava pesquisando isso, pq estou com este probleminha com minha cachorra de 5 meses, já mudei de ração e ela não come... não sei se são os molares que devem estar crescendo, por isso coloco água morna para ficar a ração mais mole para mastigar... mas ela passa o dia inteiro sem comer nada e só durante a noite que come um pouquinho. obrigada

    ResponderExcluir
  18. Estava precisando de um post assim, obrigada!! Agora, é torcer pra dar certo...
    www.dogwordnaty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Meu cachorro começou com essa de não querer comer, adicionei um pouco de outra ração caso ele estivesse enjoado da dele, porém ñ adiantou. Bem levei ao veterinário e ele estava doente, ja estava fraco, não comia por causa da febre. Com menos de uma semana de medicamentos ele começou comer como um boi, está ganhando peso e bem mais agitado.

    ResponderExcluir
  20. Pela segunda vez, tive a grata surpresa de te ver quando andei à procura de conselhos para os cuidados do novo membro da minha família. Suas dicas foram perfeitas, e nossa cachorrinha está comendo super bem. Obrigada, querida, você é ótima!!!! Bem que podia estar no Rio :) Tata (prima)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que coincidência, mais uma vez! rsrs
      Adorei ver seu comentário aqui, prima!
      Bjs para vcs e quem sabe em breve não rola uma visita ao Rio!?!?! ;))

      Excluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.