Segundo a Larousse dos Cães, o Pastor Alemão é, atualmente, o cão mais conhecido e difundido do mundo!
Com seu porte atlético e imponente, olhar penetrante, cores variadas e aquela carinha de lobo, cães desta raça possuem uma legião de fãs globo afora.
Mas qual será o motivo de tanto sucesso?
ORIGEM
A raça, originária da Alemanha, como a conhecemos hoje, deve seu desenvolvimento ao Capitão da Cavalaria alemã, Max Von Stephanitz que, no século XIX, dedicou-se a seu aprimoramento genético, através de cruzamentos dos melhores cães pastores da Alemanha.
Além disso, diz-se que, há muitos anos atrás, teve o sangue dos lobos do Norte da Europa misturados em seus genes, daí ser muitas vezes chamado de "cão lobo".
PORTE FÍSICO E TEMPERAMENTO
Pastores Alemães são cães de guarda (e também bons pastores), de grande porte, sendo que machos podem pesar até 40kg, e fêmeas, 32 kg.
São fortes e ágeis e muito atentos a qualquer movimento ou barulho fora do normal. Sempre alertas, defendem aqueles que amam ferozmente, ao menor sinal de perigo!
Apesar do porte e características, costumam ser pacientes com crianças, com quem podem conviver tranquilamente, revelando-se grandes protetores dos pimpolhos.
Trata-se de um cão tranquilo, mas que precisa de exercícios e atividades regulares.
O Pastor Alemão típico é alerta, possui boas aptidões para pastoreio, sendo também utilizado como cão de busca e salvamento e farejador, já que possui um olfato apuradíssimo.
Costuma ser um cão bastante obediente e facilmente adestrável, demonstrando grande interesse (e também facilidade) no aprendizado. É muito comum vê-lo com policiais em qualquer cidade do mundo! Este fato talvez tenha lhe dado uma imagem um tanto quanto repressiva, mas, ao mesmo tempo, é facilmente lembrado com um cão herói.
Apresentação de Pastores Alemães pela Polícia de Poá/SP http://www.poa.sp.gov.br/pr_fig.asp?palavra=po%E1 |
Reunindo tantas qualidades, não é à toa que o Pastor Alemão é utilizado em tantas atividades diferentes, auxiliando os seres humanos nas mais diversas situações!
Imagem: Anthony Beux Tessari |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!
OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.