domingo, 28 de novembro de 2010

Socorro! Pseudociese canina, ou gravidez psicológica - que bicho é esse?

Desde o início da semana passada, notei que a Winie começou a apresentar comportamentos diferentes: estava mais manhosa, sem apetite. Como não apresentou diarréia nem vômitos, estava brincando normalmente, fiquei atenta mas não achei que fosse nada grave. 

No final da semana, notei que suas tetinhas estavam bem inchadas e, ao serem apertadas, excretavam um líquido esbranquiçado. Fiz o cálculo e lembrei: ela teve o último cio no início de setembro e, caso tivesse sido fecundada, estaria amamentando os filhotes agora!

Na sexta-feira, levei-a para uma consulta veterinária e o diagnóstico: pseudociese manifesta, visto que ela apresentou alguns dos sintomas clínicos. 

Esta condição também é chamada de pseudoprenhez, falsa gestação, falsa prenhez ou gravidez psicológica (que de psicológica, pelas minhas pesquisas, não tem nada, já que origina-se de alterações fisiológicas apresentadas pelo organismo). 

E quais os sintomas? Os sinais clínicos mais comuns são:

* comportamentos pré, peri e pós-parto;

* comportamento de “ninho”; adoção de objetos inanimados ou de filhotes de outras fêmeas, com excessivo carinho, atenção, proteção e defesa;

* lambedura do abdômen (Winie tem feito se lambido muito nestes últimos dias);

* agressividade (no último final de semana, os cães de minha mãe se mostraram muito interessados nela que, pelas primeira vez em quatro anos, reagiu com rosnados e avanços);

* distensão mamária (foi esse sintoma que me fez pensar na pseudociese);



* produção e secreção láctea (foi notada);

* ganho de peso e ou anorexia (falta de apetite há mais de três dias...).

Mas o que causa a pseudociese? Muitos estudiosos afirmam que todas as cadelas não castradas apresentam pseudociese, mas, na maioria das vezes, sem sintomas. Poderia até ser considerado um avanço evolutivo oriundo das matilhas de cães selvagens visto que, uma fêmea líder em fase de amamentação poderia sair para caçar, e outra do mesmo grupo, mesmo sem filhotes, poderia amamentar e cuidar dos bebês. 

As causas da pseudociese ainda não estão claras, ainda há necessidade de muitas pesquisas para que se saiba a causa efetiva. 

O tratamento muitas vezes consiste em aguardar o término dos sintomas e, em alguns casos, fazer uso do colar elizabetano para evitar a estimulação da produção de leite e desestimular os comportamentos de "cuidar" de brinquedos.

Encontram-se relatados na literatura tratamentos baseados no uso de estrógenos, progestágenos e andrógenos. Mas a utilização de hormônios esteróides não apresenta benefícios que justifiquem seu uso e devem ser evitados devido aos efeitos colaterais que apresentam. Os tratamentos com agonistas seletivos (cabergolina) e não-seletivos (bromocriptina) de dopamina, e antagonistas serotoninérgicos (metergolina) são os mais indicados (sempre sob prescrição e orientação de um médico veterinário de confiança!).

Cachorrinhas com pseudociese estão predispostas à hiperplasia do endométrio e piometra, além de dermatite mamária, mastites e tumor de mama,  que são doenças graves consideradas como evolução da própria pseudociese. Há apenas alguns dias, postei sobre a piometra aqui e já tinha decidido castrar a Winie...

E a cura definitiva para esta doença?  Realização da ovariohisterectomia ou ovariectomia, ou melhor, CASTRAÇÃO!

Agora me pergunto o tempo todo: por que não a castrei antes??? Agora ela já está com quatro anos e tenho medo da cirurgia. Medo da recuperação, medo por ser muito invasiva. Certamente se eu já a tivesse castrado mais nova, a Winie não teria apresentado pseudociese e teria muito menos risco de desenvolver tumores de mama.

A ignorância, falta de conhecimento, muitas vezes nos fazem deixar de tomar decisões que podem ter consequências muito ruins...

Mas farei tudo de acordo com o protocolo e a Winie será castrada em breve e, se Deus quiser, tudo correrá muito bem!

Assim fica aqui a dica do dia: CASTRE SEU CÃO!! SE FOR UMA FÊMEA, VOCÊ EVITARÁ CÂNCER DE MAMA, PSEUDOCIESE E PIOMETRA!

-------------------------------------
Fontes de consulta:

PSEUDOCIESE (PSEUDOPRENHEZ) NAS CADELAS, disponível no site Saúde Animal.

PSEUDOCIESE CANINA, disponível em CBRA - Colégio Brasileiro de Reprodução Animal.
 
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

10 comentários:

  1. Certa vez li que a gestação psicológica é comum em canídeos que vivem em bandos. Parece que o cio de todas é sincronizado e a pseudociese ocorre exatamente na época do nascimento dos filhotes.

    Desta maneira, com os instintos maternais aflorados e a produção de leite, a "canídea" com pseudociese ajuda a amamentar os outros filhotes do bando.

    Na condição de canídeos, as nossas queridas canis lupus familiares trouxeram esse traço de seus antepassados.

    :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camilli! Vi uma explicação parecida com esta e me pareceu bastante lógica! O que me preocupa são as consequências, por isso vou castrá-la! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Pode ficar trankila, vai dar tudo certo, o nosso "Guloso Jorge" foi castrado com quatro anos tambem e foi com veterinarios de São Paulo eles sao esxelentes ai em São Paulo, no inicio ele ficou um poukinho mais agreciso, mais depois de um mes ja estava trankilo...pode ficar trankila que tudo vai dar certo...a Marina e eu estamos torcendo para a recuperação rápida e para uma cirurgia sem problemas...um abraço em voces....estamos na torcida...não precisa ficar com medo...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alexandre! Obrigada pela força e pelo carinho! Vou postar sobre a cirurgia aqui! Um grande abraço a você e a Marina!

    ResponderExcluir
  5. Isso, fica tranquila mesmo. Jaja é a vez da nossa Winnie, só estamos esperando ela trocar o canino. Todos aqui de casa foram castrados, foi muuito tranquilo, o Astor deu trabalho, ele tirava os pontos, tinhamos que dormir em cima dele pois a noite ele ia mexer nos pontos. Mas mesmo assim deu tudo certo, eles engordaram um pouqunho, mas continuaram os mesmos :)

    ResponderExcluir
  6. Olá, Tábata! Obrigada, também acho que vai dar tudo certo! O mais legal é ver, aqui no blog, as inúmeras pessoas que refletem sobre o assunto e castram seus cães, como você e sua família! Bjs

    ResponderExcluir
  7. adorei saber--minha shih tzu esta apresentando o mesmo problema--e ela so tem 2 anos..sera que vou poder colocar ela p;cruzar pelo menos uma vez???se tiver a resposta--me ajuda..obrigada...rubia de franca sp

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rúbia! Olha, eu te aconselho a castrá-la... Cachorrinhas com pseudocise costumam ter predispoção para piometra (infecção do útero). Assim que soube disso, castrei a minha e foi ótimo! Além disso, não existe a necessidade fisiológica da gravidez para as fêmeas, como muitos pensam. Finalmente, é melhor deixar a procriação para criadores sérios e experientes, com conhecimento para tanto. Para reflexão, vale a pena você dar uma lida neste texto: http://www.blog.villechamonix.com/2010/08/meu-cao-nunca-cruzou-devo-me-preocupar.html. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá!Meu nome é Rebeca.Pesquisei na net sobre Pseudociese pois hj soube que minha cadela,Cristal, uma poodle de 12 anos a possui.Descobri por acaso depois de uma reação alergica a lâmina na hora da tosa, que deixou bastante vermelha a região das tetas.Ela estava lambendo bastante ultimamente suas mamas, mas achaca ser normal por ela sempre ter tido a mania de lamber as patas.O veterinário quando a examinou,mostrou-me o leite que saia das suas mamas e que eu não havia percebido.Perguntou sobre o seu comportamento.Não observei que ela estava comendo mais do que o habitual.Ele foi objetivo: "Tem que castrar!".Quero me relate como sua cadela se comportou pós cirurgia, poque quando a gente ouve que precisa fazer, não quer fazer por se tratar de uma cirurgia incisiva.Estou com medo, e pena dela tambem.Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rebeca! Foi tudo certo na cirurgia e pós operatório. Ela ficou bem ruinzinha durante um dia e meio, sem apetite, bem quietinha... Mas eram reações normais do pós-operatório. Depois disso, tudo normal, sem nenhuma intercorrência. Sua cadelinha é mais velhinha, sugiro que você faça a cirurgia com um veterinário de sua confiança e que lhe explique bem todo o procedimento. Boa sorte!

      Excluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.