A Terapia Assistida por Animais é mais uma atividade que o melhor amigo do homem realiza para auxiliar no tratamento de seres humanos com alguma limitação física e/ou mental.
Segundo definição contida no site do INATAA - Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais, "tem como objetivo a introdução do animal junto a um indivíduo ou grupo onde o animal é parte integrante do processo de tratamento. É dirigida e/ou realizada por um ou mais profissionais do serviço de saúde com perícia especializada, e dentro do espaço da prática de sua profissão. Dirigida para promover a saúde física, social, emocional e/ou funções cognitivas."
Ou seja, na TAA, os animais são auxiliares importantes no tratamento e reabilitação de pessoas que apresentam quadros de depresssão, Alzheimer, dificuldades de locomoção, dentre outras doenças/condições desfavoráveis.
Também no site do INATAA, há uma relação imensa dos benefícios dos cães terapeutas nas atividades de TAA:
Por meio da interação homem-animal após 15-20 minutos de contato, potencializa:
* Sensação de felicidade,
* Amor incondicional e sem preconceitos,
* Segurança ,
* Companheirismo,
* A socialização e comunicação dos indivíduos,
* Diminui a incidência de depressão,
* A prática de exercícios, facilitando a terapia e integrando uma rede social para o apoio dos pacientes,
*A Memória, lembranças e percepção da realidade,
* Concentração e atenção: estimula os processos cognitivos das atividades cotidianas,
* Cooperação e capacidade de resolução de problemas.
* Afetividade e elevação da auto-estima.
* Habilidade para confiar.
* Possibilidade de estabelecer vínculos.
* Aceitação da reabilitação.
E reduz:
* PA(pressão arterial), freqüência cardíaca, triglicérides e colesterol
* Depressão
* Uso de medicação pscicotrópica e analgésica
* Estresse, isolamento, solidão, ansiedade em geral.
Através de uma pesquisa cientifica realizada na África do Sul em 2000 por Johannes Odendaal, constatou-se que esses benefícios ocorrem por ação fisiológica ligada aos efeitos emocionais levando a liberação dos neurotransmissores: ß-endorfina, dopamina, feniletalamina, dos hormônios: prolactina, oxicitocina e a redução do hormônio do stresse, o cortisol.
As ações dos neurotransmissores e hormonios durante a interação Homem-animal pode ser generalizada para complementar com sucesso a reabilitação do individuo seja ela física, emocional, mental ou social.
Os benefícios não se limitam exclusivamente para os proprietários de animais, eles também ocorrem em qualquer pessoa que queira a presença de um animal e consiga estabelecer um vinculo afetivo com o mesmo."
É simplesmente incrível constatar como os cães podem, de diversas formas, fazer a diferença na vida das pessoas! E a TAA é apenas mais uma delas!
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o site do INATAA: http://www.inataa.org.br/.
Ah! Eles já estão divulgando a venda do Calendário dos Cães Terapeutas 2011. Cada mês tem uma foto dos cãezinhos que realizam o trabalho junto a casas asilares, hospitais, etc. Toda a renda com a venda será revertida para os projetos do Instituto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!
OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.