segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como evitar que os cães arranquem as roupas do varal?

A maioria das pessoas que mora em casa com quintal e tem a companhia de um ou mais cães já passou por esta situação: ao chegar em casa, percebe que as roupas que estavam secando no varal se transformaram em mil pedaços de pano espalhados pelo chão!

E como evitar este comportamento, que pode gerar um enorme desfalque no guarda roupa do dono? Não é tão difícil assim, analisando-se a situação pelo ponto de vista do cão.



Se ele não tem nada para fazer...

Não adianta achar que um cão no quintal será feliz e se divertirá sozinho no imenso espaço que lhe é reservado. Não, especialmente se tratar-se de apenas um cão.

Os cachorros são animais sociais, que precisam da companhia daqueles que pertencem ao seu grupo. Na falta de amigos da mesma espécie, o ser humano cumpre bem este papel.

Mas ficar sozinho no quintal, por várias horas, sem que nenhum humano da família apareça para interagir com ele, certamente gerará no peludo a necessidade de se ocupar (isto para não mencionar que a solidão pode deixá-lo ansioso e, consequentemente, nervoso).

E aí surge a necessidade de procurar o que fazer. E se nada apropriado lhe foi disponibilizado, o pet arranjará, por conta própria, uma atividade. E um par de calças esvoaçando ao vento, com um leve cheiro do dono, torna-se um brinquedo delicioso!

Por isso, é muito importante enriquecer o ambiente onde o cão fica. Deixar brinquedos que ele goste de roer ou morder (desde que se tenha certeza de que não consegue destruir o objeto e engolir pedaços); esconder comidinhas apetitosas para que ele fareje; deixar à disposição brinquedos que liberam comida, são medidas ideais para ocupar a mente do cão quando ele se vir sozinho no quintal.

Lembre-se: brinque com seu cão, estimule-o e descubra o que ele gosta de fazer. Assim, observando o cachorro, será possível saber aquilo que o distrai e o deixará entretido enquanto estiver sozinho.

Atividade física = gasto de energia = sossego

Cães precisam de atividade. E, na maioria dos casos, não basta uma voltinha no quarteirão para fazer as necessidades. Não, o ideal é que o cão pratique exercícios mesmo, como uma caminhada de moderada a intensa durante, no mínino, meia hora por dia, dependendo do porte e das condições físicas e de saúde do peludo.

Na maioria das vezes, os próprios donos são culpados pela falta de atividade do cão que, por sua vez, irá direcionar sua energia para qualquer outra coisa interessante.

Assim, caso seja necessário deixá-lo sozinho durante longos períodos, o ideal é que a atividade física ocorra antes, para que, durante o tempo “livre”, sinta-se cansado o bastante para não ter sequer ânimo de pensar em pular para puxar roupas do varal!

Para cães com muita energia, que estão constantemente “ligadões”, o ideal é que, além de caminhadas diárias, pratiquem regularmente outro tipo de atividade com o dono, como agility, freestyle ou brincadeiras ao ar livre com bolas ou frisbees.

Com estas dicas em mente, o dono dificilmente terá diante de si objetos e roupas destroçados pelo cãozinho entediado... 


Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

9 comentários:

  1. Oi Cássia, parabéns pelo blog! Há alguns dias conheci um pit bull filhotão que adora as roupas do varal, e passa exatamente por essa situação: muito espaço, muito tempo e nada p fazer! Nada de brinquedos e da companhia do dono. Espero que a rotina dele tenha mudado depois da minha visita!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laura! Tomara que sim! E te digo com convicção: se capricharem no enriquecimento ambiental e atividades para ele, a tendência é que o comportamento perca a importância para o dog! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Cássia: sempre que passo por aqui fico com aquele sentimentozinho de que não estou sendo uma boa companheira para as atividades dos meus cãezinhos grandões. Aprendo sempre, procuro melhorar...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Querida Maria Teresa! Tenho certeza de que você é uma companhia humana muito especial e querida para eles! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Sofri por esse problema não faz muito tempo!!!
    A solução que nós adotamos aqui (por que infelizmente meus cachorros são ligados no 450 e não no 220) foi um sino de vento no varal!!!! ISSO MESMO!!!
    Daí na primeira oportunidade que teve ele foi tentar pegar algo o sino tocou estrondosamente, meu namorado saiu levou ele para cheirar a roupa, deu uma bronca...
    Ele nunca mais voltou às roupas!!! hahahahaha
    Ele sabe que é denunciado!!! Mesmo se não estivermos em casa.
    Porém eu claro, não arrisco deixar lá por muito tempo sem ninguém em casa, porque se eu fosse cachorro TAMBÉM iria querer brincar ali!!!!
    Abraço
    Aime

    ResponderExcluir
  6. Oi, Aime! Uma dica: bastaria o barulho do sino para tornar o varal aversivo... A ida de seu namorado até o varal poderia até valorizar um pouco a situação! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ola preciso de uma super ajuda, meu pitty come tudo que ve pela frente na brincadeira louca dele ele acaba com tudo roupas só essa semana ja lavei umas 20x as mesmas roupas pq não da tempo de secar que ele joga tudo no chão,eu não quero adestrar pq acho que o cão perde a personalidade e fica como robo movido a comandos agora ele esta super feliz pode brincar a qualquer hora comer tomar agua, ele sofreu muito antes de ser adotado por mim sofreu todo tipo de negligencia e abuso e ele era apenas um bb quando fui busca lo ele tinha 4 meses só foi aceitar um carinho depois de 2 meses comigo e tb me deu a primeira lambida fiquei muito feliz apesar de ter me dado a lambida e se escondido pensando que ia apanhar bom depois disso ele ficou muito abusado mas mesmo assim eu tenho dó de zangar com ele pq já sofreu de mais, o que eu posso fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce! Desculpe, mas discordo do que você menciona sobre o adestramento. Esta é uma forma de dar mais atividade ao seu cão, criar um canal de comunicação com ele e estreitar o laço afetivo entre vocês. Para melhorar o comportamento narrado por você, sugiro MUITA atividade e enriquecimento ambiental para ele. Abs

      Excluir
  8. Cassia, eu passo por exatamente esse problema com a Menina. ela tem seis meses e boto roupas no varal e ela arranca, pra você ter uma ideia da força dela, algumas roupas eu deixo secando no cabide e aí ela puxa e quebra o cabide de plástico com muita facilidade, ela não destróis as roupas, ela arranca pra deitar encima pq tem o meu cheiro, mas os cabides... Toda semana tenho q comprar um jogo com 10... Eu saio pra trabalhar no período da tarde e volto na hora do rush pra jantar e logo saio novamente pro segundo período de trabalho, daí só volto depois da meia noite... Será q se eu comprar aqueles brinquedinhos q soltam comida ela da uma sossegada? Como chego em casa muito tarde eu não tenho pique pra acordar cedo todo dia pra passear com ela... Já adestrei ela com comandos básicos como sentar, ficar e me procurar pelo cheiro e som, mas não consigo fazer ela me obedecer quando o assunto é roupas no varal e sair correndo quando abro o portão da garagem...

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.