A piometra é uma doença bastante grave, que acomete as fêmeas e pode levar a óbito rapidamente. Trata-se de infecção no útero, que se enche de pus. Em muitos casos, só é percebida quando o quadro já é bastante grave.
A Camilli, do Blog de uma Criadora que Ama seus Frenchies, publicou um excelente artigo sobre o tema, que merece a mais ampla divulgação. Para ler, basta clicar aqui.
A melhor forma de evitar esta grave doença é castrando a cadelinha. Além de outros tantos benefícios, a castração também evitará a piometra.
Assim, evidentemente que a cirurgia eletiva para castração, cercada de todos os cuidados pré e pós operatórios, é muito, mas muito mais salutar do que correr o risco de ver a amiguinha de quatro patas sofrendo por conta de uma grave infecção!
Mamãe me castrou antes do meu primeiro cio, ela não conhecia a piometra, e ficou feliz em saber que eu não corro esse risco!
ResponderExcluirTenha um ótimo dia...
Lambeijokas
LOLA
QUe bom, Lola! Você está protegida contra esta doença tão grave... Ainda bem! Beijinhos!
ResponderExcluirPutz, a SRD da minha mãe teve piometra, e teve que fazer uma histerectomia de urgência. Ela já tinha uns 12 anos!
ResponderExcluirDeu tudo certo, ela está com 16 anos firme e forte...
Daniel, é para evitar um susto como este que vou castrar a Winie logo! E que legal a cachorrinha de sua mãe estar com 16 anos e saudável!
ResponderExcluirPois é, a cirurgia não foi nada tranqüila. Correu risco, teve um AVC depois... mesmo assim, não ficou com seqüelas. Claro, que ela podia ter dançado nessa. Devia ter sido castrada beeeem antes.
ResponderExcluir