terça-feira, 8 de setembro de 2009

Curiosidades do mundo canino I – Por que cães gostam de se esfregar em excrementos e carniça?

Sabe aquele dia lindo, que sugere um divertido passeio no parque com seu cão e, de repente, lá ao longe, você nota que ele está feliz e relaxado, deitado de costas na grama com as patas balançando para cima, se aproxima e percebe que seu amigo está, isso sim, rolando no cocô de outro peludo? Bom, tirando o fato de que o mau-cheiro será quase insuportável, esse não é um aviso de que seu cachorro tenha algum distúrbio comportamental ou que tenha se tornado o “Cascão dos caninos”! Apesar de ser um ato nojento do ponto de vista humano, tem sentido para eles!

Cientistas arriscam afirmar que este comportamento pode ter sido herdado dos lobos, que rolam em restos de carniça ou excrementos para disfarçar seu próprio cheiro diante das presas, cujo olfato é bastante desenvolvido. Assim, com esse “perfume” peculiar, os lobos conseguem se aproximar muito mais da caça sem afugentá-la, já que os animais não se sentirão em perigo ao cheirar carniça, o que certamente ocorreria se percebessem o cheiro de um lobo por perto...

Também é dito que os lobos, ao se cobrir com determinado odor, podem estar reforçando seu status dentro da matilha através de uma característica diversa dos demais membros.

A melhor solução para evitar essa surpresa é ficar de olho no amigo para evitar que ele consiga seu intento de experimentar o novo “perfume”!

Fontes: “Entenda seu cão”, Dr. Bruce Fogle e “Ou eu ou o cachorro”, Victoria Stilwell

Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

19 comentários:

  1. bom.mas não me esclareceu muito

    ResponderExcluir
  2. muito bom, coloque mais e sempre visitarei seu site!

    ResponderExcluir
  3. Olá! As hipóteses levantadas pelos cientistas para este tipo de comportamento são apenas probabilidades, mas não há certeza quanto ao motivo que leva os cães a agirem assim... Mas, para enriquecer a postagem, posso pesquisar mais sobre o assunto... Quais foram suas dúvidas? Abs, Cassia

    ResponderExcluir
  4. legal! até que faz sentido...

    ResponderExcluir
  5. Faz sentido, eles pensam que é pra se proteger!!
    Que gracinha!!
    Adorei o blog, amo cachorrinhos!!

    ResponderExcluir
  6. Tenho um dog alemão que está com 3anos e meio de idade.
    Agora ele começou a se esfregar no mato e nesse local tem excremento. Tenho que dar banho nele sempre que saímos.
    Será porque está na época de cruzar?

    ResponderExcluir
  7. Olá, Luis! Acredito que há mais chance do comportamento se dar em decorrência da natureza dos cães do que ter qualquer relação com procriação. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Legal seu blog, vou voltar sempre!
    abraços
    Thelma
    Amicão & Cia

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thelma! Obrigada e volte mesmo! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. acho que e pra disfarçar seu cheiro e tambem pra memorizar oque ele quer caçar

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pelas dicas, mas não ajudou muito. como ensinar a ele a não fazer isso?

    ResponderExcluir
  12. O comportamento é instintivo. Assim, para evitar que ele aconteça, o ideal é criar situações onde o cão vá preferir outras coisas ao invés de rolar em "caca", para recompensá-lo em seguida!

    ResponderExcluir
  13. bom! faz sentido. mas,achei.por incrivel q pareça. q era para acabar,com as pulgas e carrapatos ou fortalecer os pelos. bem era o que se passava na minha mente. obrigado pela informação!

    ResponderExcluir
  14. Pelos meus estudos e observações, percebi que um dos motivos para os cães se esfregarem em carniça é eliminar parasitas como pulgas e carrapatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esta informação eu desconhecia... Poderia me indicar alguns texto? Obrigada!

      Excluir
  15. É de irritar qualquer dono ver o seu cachorro com esse "perfume".

    ResponderExcluir
  16. Hj fui passear com minha cachorrinha e de repente ela se esfrega no chão ficando toda fedida, fiquei irritada, mas compreendi que faz parte do comportamento canino. Voltamos pra casa e direto para o banho com shampo e tudo.

    ResponderExcluir
  17. Super interessante. Estava curiosa pelo assunto. Ótima matéria. Parabéns.
    Abraços

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.