terça-feira, 4 de agosto de 2009

Relação entre donos e seus cães – Jornal Hoje

Durante esta semana, o Jornal Hoje, na Rede Globo, vem apresentando uma série de reportagens justamente sobre eles: os cães! Na matéria exibida hoje, falou-se sobre a relação de amizade entre os donos e seus cães.




Como ficou claro na matéria, esta convivência é extremamente benéfica tanto para os caninos como para seus donos.


Mas acredito que surge um problema quando deixamos de preservar a natureza intrínseca e natural dos cães. Isso mesmo! “Humanizar” o cão não é bom para ele. Pode ser (em princípio) bom para o dono, mas não para o pet. O cão é um animal com características comportamentais bem próprias e que devem ser entendidas e respeitadas pelo dono.


Um adestrador entrevistado afirma que essa relação não é saudável quando o cachorro se torna o centro das atenções. Ele se torna um animal estressado. E a explicação para isso é simples: cães são animais que têm por característica principal a necessidade de viver coletivamente, numa matilha. Para que esse arranjo social dê certo, deve haver um líder, a quem os demais seguirão fielmente. Ora, os cães de hoje vivem em matilhas humanas e, para eles, ver em seu dono o único e verdadeiro líder é um importante passo para seu bem-estar!



O zootecnista Alexandre Rossi trata da questão em seu livro “Adestramento Inteligente”, quando menciona que “quatro conceitos fundamentais formam a base do convívio harmonioso entre seu cão e você, além de assegurar um adestramento correto:


· A matilha: para o cão, a família humana é um conjunto de cachorros;
· O amor incondicional: o cão deve sentir que gostamos dele independentemente do que possa fazer;
· A troca: a obediência do cão deve ser recompensada;
· A atenção: se o cão estiver atento, aprenderá com mais profundidade, eficiência e rapidez.”




Assim, uma relação saudável entre cães e donos baseia-se, principalmente, no respeito e compreensão do comportamento canino.


Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

2 comentários:

  1. O cão deve ser tratado como um membro da família. Penso que por muito que se tente "humanizar" os cães, o pior que daí poderá resultar é a excessiva dependência dos donos que eles possam eventualmente adquirir. Mas isso é inevitável quando um cão vive uma vida com os seus donos.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Essa excessiva dependência é o que pode vir a fazer mal para o cão... Ele pode e deve viver como membro da família, mas acho que devem ser tomados certos cuidados para não prejudicá-lo psicologicamente! Um abraço!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.