terça-feira, 11 de agosto de 2009

Abandono

Mais uma vez, ele, o abandono. Atitude cruel. Maldade. Tenho uma imensa dificuldade em entender como alguém pode abandonar um animal de estimação. Trata-se de um ser que precisa de cuidados para sobreviver. Não são como seus ancestrais, os lobos, que viviam em alcateias e lutavam pela sobrevivência do grupo. Abandonar um cão ou gato, largando-o à própria sorte, é simplesmente desumano!

Além disso, o abandono de animais é considerado crime, conforme art. 32 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), já que a prática é entendida como maus-tratos. Pessoas que deixam seus cães, gatos ou outro bicho de estimação em casa, sem cuidados por vários dias; abandonam-nos nas ruas ou em qualquer local, devem ser prontamente denunciadas para que sofram as consequências legais de seu ato.

Ninguém é obrigado a ter um animal de estimação. Não há lei, decreto ou determinação que estabeleça: “todos são obrigados a ter um animal de estimação em casa”. Então, a conclusão óbvia seria que, se a pessoa toma esta decisão e leva um bicho para sua convivência, certamente estaria disposta a cuidar deste ser da forma correta e por tantos anos quantos ele vivesse. Mas, infelizmente, não é esta a realidade com que nos deparamos. Bom seria se a questão fosse assim tão simples e esta premissa fosse o óbvio para a maioria das pessoas...

Os motivos que levam ao abandono são os mais banais possíveis: o cão cresceu demais, não faz as necessidades no lugar certo, solta pelos, as crianças enjoaram dele... Ou seja, para a maioria daqueles que comete este crime, o animal é visto como um objeto descartável, passível de ser simplesmente jogado fora quando deixa de ser interessante.

Neste sentido, uma recente campanha da Prefeitura de São Paulo, intitulada Pro Bem, mostra clara e didaticamente que o abandono é uma crueldade:



Fica aqui, portanto, o incentivo para tomada de atitudes contra o abandono, como a divulgação dos princípios da posse responsável a todos aqueles que pensam em ter um animal de estimação e denúncia de situações de abandono e crueldade contra os animais. Cães são seres leais por natureza, não abandonariam seus donos por nada neste mundo. Sejamos um pouco mais racionais e tentemos agir da mesma forma...







Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.