sábado, 15 de agosto de 2009

Abrigo não é solução!

Li um artigo muito interessante, intitulado “Somos contra abrigos”, publicado no site Clube Amigos dos Animais, de Santa Maria/RS, de autoria da Dra. Marlene Nascimento. Ela aborda uma questão que sempre me inquietou: até que ponto os abrigos destinados a cães abandonados são realmente bons para eles? Lógico que há situações em que os cães são resgatados por estes abrigos e são adotados, vivendo uma vida feliz daí por diante. A iniciativa, em geral, é louvável. Mas a real solução seria combater o problema em sua origem, ou seja, evitar que os cães sejam abandonados.

Acredito que resgatar cães e deixá-los em abrigos não resolve a triste realidade dos cachorros abandonados e vítimas de maus-tratos. A conscientização da população em geral, para que pessoas não optem por ter um cão se não tiverem absoluta convicção de que terão que criá-lo com responsabilidade; o combate ao comércio desenfreado e sem cuidados de filhotes (veja post no blog Cachorro Paraguaio); a divulgação constante de campanhas onde se mostra que abandono de animais é crueldade e crime. Todas atitudes preventivas e de efetiva conscientização.

Atuando em todas essas frentes, com um número cada vez maior de pessoas conscientes do que significa o cuidar responsável, quem sabe poderemos um dia apenas lembrar da época em que existiam abrigos para cães abandonados, mas nos sentirmos felizes por não serem mais necessários...
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.