segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cão de raça ou SRD?

A resposta não é simples e deve ser objeto de muita reflexão. A decisão não deve ser tomada por impulso. O cão é uma companhia fantástica, mas cuidar desse novo amigo envolve a responsabilidade por outra vida durante anos. Sem a absoluta certeza de que este outro ser será cuidado com responsabilidade, não se deve optar por ter um cão (ou qualquer outro animal).

Eu tenho a minha Shih Tzu (raça que adoro!), e me traz muita alegria!

Quem resiste?

Mas também convivo com dois vira-latas muito especiais, cada qual especial a seu modo!!
Teco

Tango

Não tenho nada contra a aquisição de cães de raça. Se essa for a opção, cabe pesquisar e escolher a raça que mais se adapte a seu estilo e realidade de vida. Cachorros de raças menores para espaços pequenos. Cães dóceis para convivência com crianças. Cães atléticos para donos mais dinâmicos. Cães de guarda para quem deseja mais proteção ao lar.

Mas também é importante que a aquisição seja feita de um criador idôneo, apaixonado por cães e que demonstre efetiva preocupação com o bem-estar destes.

E os vira-latas? No caso deles, muitas vezes a adoção acaba se tornando um ato de amor e compaixão, visto que o número de SRD´s abandonados e maltratados é muito grande! A recompensa será uma companhia alegre, fiel e leal por muito tempo! Existem inúmeras formas de se adotar cães já castrados e vermifugados e esta é uma iniciativa louvável (vejam os blogs que acompanho: há várias opções para quem quiser adotar um amigo)!

Assim, a resposta é muito pessoal. O mais importante é: qualquer que seja a opção, a pessoa deve ser um dono responsável, que cuide da saúde e bem-estar do cão, disponha de tempo para atender às necessidades básicas dele, cuide bem de sua alimentação, higiene e proporcione-lhe diversão e entretenimento! Com essa consciência e atitudes, certamente a relação dono x cachorro será extremamente benéfica para ambos!

Teste Posse Responsável:

Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

3 comentários:

  1. Resultado do teste
    Total de pontos: 33
    Você gosta de seu cão e quer ser o melhor dono possível. No entanto, ainda precisa conhecer alguns aspectos dos 10 Mandamentos do Proprietário Responsável. Sempre que surgirem dúvidas, consulte o veterinário de seu animal.

    Bjs, Xuxu!

    ResponderExcluir
  2. Thiagues, você já pode ser dono de um cão! Que tal adotar um, tá vendo só?!?! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei o seu shih tzu!!!! fofo demais!!!!
    to te seguindo....se quiser me segue tb!!!
    beijos

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.