sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Raças - Maltês

Pequeno, pelagem toda branca, sedosa e muito macia ao toque, com olhos e focinho bem pretos... Essas características principais tornam o Maltês um lindo e muito apreciado cão de companhia!



ORIGEM ANTIGA

Apesar de muitos propagarem que a origem da raça deu-se na Ilha de Malta, na verdade, o mais correto é supor que tenha surgido no Egito. Numa tumba da época do Rei Ramsés II, foi encontrada uma estátua que retratava um pequeno Maltês. Por outro lado, na Ilha de Malta foi muito comercializado, vindo, justamente, do Egito.

TEMPERAMENTO

Trata-se de uma raça de temperamento vivo e alegre. Apesar do pequeno tamanho, tem energia suficiente para aguentar bastante atividade, razão pela qual deve ser acostumado desde cedo a passeios com o dono. Com o gasto certo de sua energia, históricos de muitos latidos costumam ser evitados, visto que o Maltês, muitas vezes, é bastante barulhento, não sendo indicado para pessoas que não apreciam cães ativos.

Por falar em dono, geralmente é muito apegado à pessoa que cuida dele, ou seja, costuma eleger um “especial” na casa, com o qual será bastante ligado. Mas isso não impede que tenha um bom convívio e bastante carinho para com todos da família.

Dentre as raças classificadas como de companhia, está entre as que mais gostam de um bom colo. Costuma aninhar-se num e ali ficar por bastante tempo, muitas vezes chegando mesmo a pedir para subir (nestas ocasiões, é importante não atender sempre e a todo o momento as vontades do pequeno cãozinho, para que uma personalidade “mimada” e irrequieta não surja daí...).


PEQUENO BRANQUINHO

As principais características identificadoras da raça são, em primeiro lugar, seu tamanho pequeno – pelo padrão da raça, deve pesar entre 3kg e 4kg. Sabe-se também de Malteses ainda menores, o que não é recomendado, pois, geralmente, são cãezinhos com saúde bastante frágil.

Outra característica marcante é a pelagem lisa e branca como neve. Se mantido sem corte, o pelo pode chegar ao chão! Assim, não é uma raça indicada para aqueles que não gostam ou não tem tempo de escovar seu amigo, atividade que é altamente recomendável. Por este motivo, inclusive, muitos donos costumam manter o pelo tosado.

E COM CRIANÇAS?

Como se trata de uma raça com bastante energia, o Maltês costuma se dar bem com crianças, envolvendo-se nas brincadeiras com bastante entusiasmo! Mas, considerando que é um cão pequeno, episódios de acidentes costumam ser comuns, oriundos de quedas e puxões mais bruscos, razão pela qual os jogos entre eles e as crianças devem ser sempre supervisionados (atitude sempre recomendada, seja qual for a raça e tamanho do cão).

Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

4 comentários:

  1. Eu me chamo V eridiana tenho 8 anos minha casa e um puoco pequena e moro no 2 andar e quero um cachoro que eu possa brincar sem se machar,e quero um que seja bem peludinho,Qual a menlhor raça para eu criar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi veridiana eu indicariap vc um maltes ele e muito tranquilo p/ apt. eu tenho 1 e nao me arrependi, esse e o melhor.

      Excluir
  2. Eu me chamo Veridiana tenho 8 anos e moro e um segundo andar de uma casa e quero um cachorro alegri e que goste de fazer traessuras com munha familia e sem se machucar e que seja muito peludinho.qual a raça mais apropiada para mim criar?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Veridiana! Que legal que você está pensando em ter um cão! Te aconselho a ler as dicas aqui do blog e de outros que falam bastante de cachorros, para que você possa cuidar bem dele. Beijos!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.