sábado, 28 de agosto de 2010

Raças - Dálmata



É impossível falar em Dálmatas sem lembrar do desenho da Disney, os “101 Dálmatas”... Ou mesmo da figura de um simpático cão branco com manchas pretas em cima de um carro do corpo de bombeiros!

ORIGEM

Apesar de muitas afirmarem que a origem desta raça é a Dalmácia (atual Croácia), acredita-se que seja, efetivamente, a Grécia. Há quem afirme, também, ter se originado na Dinamarca, país onde, atualmente, os Dálmatas são bastante populares.

CÃO SÍMBOLO DOS BOMBEIROS

O Dálmata dos dias atuais é classificado como cão de companhia, mas, há muito tempo atrás, era utilizado como um excelente cão de trabalho. Possui habilidades para a caça e também para seguir o dono, razão pela qual era muito comum vê-lo ao redor de carruagens, abrindo caminho para os cavalos. Aliás, por este motivo, há uma característica interessante e que pode ser observada: Dálmatas costumam gostar muito de cavalos!

Exatamente por conta disso, também começou a ser utilizado pelos bombeiros americanos, na época em que seus carros eram puxados por cavalos. E não demorou muito para se tornar o cão “mascote” dos bombeiros, sendo que praticamente todo quartel possuía um exemplar da raça!

TEMPERAMENTO E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Dálmatas são cães afetuosos, alegres, muito fiéis ao dono e bastante autoconfiantes. De porte médio e pelo curto, devendo ser escovados semanalmente.

A eles deve ser proporcionado muito exercício físico, em razão de seu alto grau de energia, razão pela qual não é um cão ideal para viver em apartamentos. É bastante resistente, um cão rústico. O peso médio para os machos é de 25 kg, para as fêmeas é de 22,5 kg.

SUCESSO

O sucesso alcançado pela raça com o desenho da Disney teve também seu lado ruim: muitas pessoas resolveram adquirir um Dálmata e sabe-se que, em determinado período, o número de cães da raça abandonados em países como a Inglaterra foi assustador! Isto porque muitos, inadvertidamente, escolheram a raça pelo charme e beleza, mas desconheciam o fato de tratar-se de um cão com bastante energia que, se não canalizada de forma adequada, pode torná-lo um potente destruidor...

Assim, todo aquele que desejar ter um Dálmata como novo amigo deve estar consciente de que deverá proporcionar bastante atividade ao cãozinho, para que a convivência seja harmônica e feliz para ambos!
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

3 comentários:

  1. Prezado pessoal do Blog

    Sou apaixonado por cães e fã de varias raças, e dos SDR ou querido Vira latas, mais me chamam atenção duas raças especificamente, o Bóxer e o Dalmata e tenho o sonho de criar duas fêmeas dessas raças, inicialmente pensei em um casal, mais um amigo que tem um petshop me aconselhou ou duas fêmeas ou dois machos, porque o casal tem o risco da fêmea engravidar ou utilizar remedios antigravidez e pode prejudicar o animal o uso continuo dos medicamentos. Finalmente resolvi criar duas fêmeas, porém não disponho de dinheiro para compar dois filhotes genuinos dessas raças, então peço que alguem que tenham filhotes dessas raças e queiram doar, lembrem-se de mim. Disponho de bastante espaço,´já procurei saber os custos com facinas importadas de qualidade e boas rações e posso mante-los. Adoro caminhar e quando adultas poderiam ser minhas companheiras em longas caminhadas que faço diariamente. Moro com minha mãe e minha avó. Quem doar pode ter certeza que serão muito bem vindas e muito bem tratatadas. Um abraço a todos os fãs desses incriveis animais que são os cães. Alexandre S. Moreira - Local: Caruaru - Pernambuco

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alexandre! Ouso discordar de seu amigo: manter duas fêmeas juntas não é tão indicado quanto um cão de cada sexo, pois podem surgir brigas por disputas diversas como atenção, comida, brinquedos, etc. Casos de brigas entre cadelas costumam ser bem graves e difíceis de resolver/controlar. Minha sugestão: adotar um casal já devidamente castrado! Assim, você evita problemas de comportamento e crias indesejáveis! E mais: você já fala em adoção, o que é louvável, mas há SRD´s absolutamente adoráveis, prontos para adoção! Se você adotar cães adultos, já terá condições de conhecer o temperamento deles, que já estará formado. Pense nisso... Abraços!

    ResponderExcluir
  3. eu tenho uma dalmata de 3 meses e ela é muito atenteda

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.