terça-feira, 24 de agosto de 2010

Guia Básico de Cuidados para Cães II - Alimentação e Exercícios

Antes de iniciar os tópicos deste guia, vale ressaltar que o acompanhamento de seu companheiro canino por um veterinário de sua confiança é extremamente importante, visto que cada peludo é, antes de mais nada, um indivíduo, com peculiaridades específicas.

Exatamente no dia em que postei o primeiro texto sobre este Guia, recebi a preciosa dica da Ana Corina, do Mãe de Cachorro, quanto à leitura deste post do site Cachorro Verde. Coincidentemente, também aborda a questão da saúde dos animais de estimação e contém dicas que, certamente, terão muito a acrescentar a este guia, já que não pretendo esgotar o tema.

Mas vamos, finalmente, a análise dos itens:

1. Alimentação:



Restos do que sobrou do almoço para os cães, sem qualquer critério quanto ao valor nutricional? Não mais! A preocupação dos donos com uma alimentação balanceada para os amigos de quatro patas tem sido assunto recorrente em blogs, sites e periódicos especializados.

O consumo de rações industrializadas cresce a cada dia. Neste sentido, me parece que o fator comodidade explica o fenômeno: é muito mais fácil abrir um pacote de ração, despejar no pratinho do cão e pronto! Missão cumprida!

As rações disponíveis no mercado e que costumam ser as mais indicadas por veterinários são as denominadas Super Premium, que seriam as mais ricas em nutrientes (segundo os fabricantes).

Mas não se deixe levar pela linda embalagem e pelo apelo comercial! A leitura e perfeito entendimento do rótulo das rações industrializadas é extremamente importante, para que você saiba o que seu cão realmente está comendo. Ingredientes de segunda linha geralmente “incham”, mas não alimentam verdadeiramente, do ponto de vista nutricional.

A Camilli, dO Blog de Uma Criadora que Ama seus Frenchies!, publicou um post muito interessante e importante para quem quer começar a se aprofundar sobre o assunto.

Por outro lado, muito se tem falado sobre alimentação natural para os animais de estimação. O objetivo é deixar a alimentação dos cachorros mais rica em nutrientes e assemelhar-se ao que seus ancestrais comiam. Além disso, os adeptos afirmam ser mais barata que a ração industrializada e também fácil de preparar.

Ao decidir por alimentar seu cão pelos princípios da alimentação natural, você deve pensá-la e planejá-la levando em conta as características físicas do amigo: tamanho, raça, peso, grau de atividade física, etc. Balancear bem os ingredientes é essencial para que não ocorra um déficit nutricional.

Quando o tema é alimentação natural, o site Cachorro Verde é uma excelente referência. Ali é possível encontrar muita informação sobre como iniciar, quantidade, tabelas nutricionais dos alimentos, etc

Não, eu ainda não aderi a alimentação natural para a Winie... Mas devo confessar que simpatizo muito com a ideia e percebo um coro cada vez maior de pessoas adeptas desta forma de alimentar os peludos.

E por que simpatizo? Ora, para os humanos, uma dieta baseada em alimentos orgânicos e frescos, com consumo mínimo (ou nulo) de alimentos industrializados, açúcares, conservantes, etc., trará um enorme ganho em termos de saúde. A lógica é a mesma para os cães: certamente, a alimentação natural bem pensada e planejada é muito mais saudável do que rações industrializadas.

De qualquer forma, refletir e pensar cuidadosamente sobre o assunto é fator determinante para que a alimentação seja fonte de saúde e bem estar para os peludos!

Finalmente, sempre planejar a quantidade é também muito importante, já que a obesidade é extremamente prejudicial, conforme já falamos aqui.

2. Exercícios



Atividade física diária para os cães é extremamente importante para sua saúde. Se você pretende ter um cão e não está disposto a, ao menos, caminhar com ele uma vez por dia, pense bem. Manter um cão confinado dentro de casa não é nada saudável!

Recentemente, falei aqui sobre a importância dos passeios para os cães. Caminhar significa socialização com outros cães, exploração de novos ambientes e odores, estreitamente da relação com o dono.

Além disso, do ponto de vista fisiológico, o cão que está acostumado a caminhar (ou a praticar outras modalidades “esportivas”), fortalece sua musculatura, protege as articulações, melhora a condição cardiorespiratória e evita a obesidade.

Atualmente, a gama de atividades físicas que podem ser praticadas por cães é enorme. Corridas, caminhadas, brincadeiras com bolinhas, agility, freestyle (coreografias junto com os cães), jogos com frisbee, chegando até natação e hidroesteira, são atividades divertidas e cada vez mais difundidas.

De qualquer forma, uma boa (e frequente) caminhada com o dono até o parque, onde o cão pode brincar, conhecer outras pessoas e cachorros, correr e cheirar é essencial para o bem estar físico e mental do cachorro e também uma forma de estreitarem seu relacionamento.

 
_____________________________
* No próximo "capítulo" deste Guia, o item Saúde!
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

5 comentários:

  1. Cassia:
    Adorei ver meu Desembargador aí na foto do post! Ele é exatamente assim, lindo de morrer!
    Como sempre, ótimas as suas dicas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Sabe, Cássia, quando começo a falar sobre alimentação natural, muitas vezes me sinto como uma "pastora evangélica fanática" - com o perdão da comparação.
    Mas a verdade é que o benefícios que vivenciei e vivencio são tão INCRÍVEIS, quando me lembro dos idos e tristes tempos de ração, que não tem como não falar com empolgação sobre o assunto.
    Acho que só quem transpõem a linha entende! E, por mais que não seja tão prático como a ração (afinal não é só abrir o pacote e sevir) os benefícios são tantosssss, a curto-médio-longo prazo, que a única coisa que posso dizer é: VALE A PENA TENTAR!

    E, detalhe: não dá trabalho mesmo. Eu alimento 10 cães numa boa!

    Tenho ficado muito chocada com o que ando lendo sobre as rações. Sair da ignorância nos tira de uma posição cômoda... essa é a verdade.

    Obrigada pelas indicações! Parabéns pelo super texto!

    Mil beijos!

    (ps: coloca o feed pra gente assinar pelo google reader?)
    :)

    ResponderExcluir
  3. Querida Maria Teresa! Eu me lembrei de você quando coloquei a foto, sabia?!?!? Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camilli! Eu tinha que mencionar textos seus, afinal, foi no seu blog que comecei a ler sobre alimentação natural... Acho que a "era" das rações industrializadas está chegando ao fim... Ah! quanto ao feed, vou providenciar. Aliás, já deveria ter feito... Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Bem legal o post, Cassia. E, como isso é importante.

    Eu estou na luta contra a obesidade do Husky da minha mãe. Tá difícil pra caramba porque eu não moro com eles, então, a fiscalização fica complicada.
    Pelo menos a parte da atividade física eu consegui melhorar...

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.