sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A importância do passeio



Muitas pessoas não dão a devida importância ao passeio com seus cães. Muitos acham que o cão não precisa sair, já que tem uma bela área na casa para se exercitar... Ou ainda, cães pequenos, que moram em apartamento, não precisariam tanto dar uma espiadela na rua, já que teriam bastante atividade em casa e, além disso, as patas e pelos voltariam sempre sujos... Muitos, mesmo levando os cães à rua, o fazem rapidamente, uma pequena "voltinha" no quarteirão, suficiente apenas para alívio das necessidades fisiológicas...

Mas o passeio, para o cão, vai muito além disso e as pessoas costumam não dar a devida atenção para esta necessidade. O cão é um animal social, que "enxerga" o mundo através do olfato. Sair à rua significa, portanto,  acesso a um mundo de cheiros que irá estimulá-lo mentalmente, evitando, assim, o tédio de uma vida confinada entre quatro paredes. Tente imaginar-se dentro de casa, sem nunca sair. Nada bom, não? Pois é, os cães também preferem uma vida mais interessante! Neste sentido, nunca é demais lembrar que é da natureza dos cães andar, cheirar, explorar o mundo.


Além disso, o cão que passeia geralmente encontra outros cães, o que permite que se torne cada vez mais socializado. Encontra também pessoas de todas as idades, crianças, famliariza-se com barulhos. Assim, o cão acostumado a passear certamente será um cão menos medroso em situações onde esteja cercado por barulhos de carros, buzinas, etc.

O passeio também auxilia o cão a gastar energia, tornando-o menos sedentário.  Ao passear, o cão  pratica atividade física, exercita-se, o que lhe traz muitos benefícios fisiológicos e evita a obesidade. Um cão que vive num quintal enorme certamente não se exercitará tanto quanto um que more em apartamento, mas que seja levado para um passeio todos os dias...

Finalmente, para garantir a segurança, é importante que o cão sempre seja levado na guia e acostume-se, através de treinos, a caminhar ao lado do dono, sem puxões que tornariam o que deveria ser legal em algo desagradável, tanto para o cão quanto para seu amigo humano... Além disso, respeitar os limites físicos do cão também é necessário, já que um cãozinho minúsculo certamente não aguentaria o pique de uma caminhada feita por um cão bem maior e mais ativo!
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

4 comentários:

  1. Cassia: sempre que apareço por aqui, cobro de mim uma atitude mais carinhosa com meus peludos. Vejos-os pouco, só nos finais de semana, e fico imaginando se eles têm razão de não sentir saudade... Será?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria Teresa! A convivência é algo que realmente importa para os cães... Mas isso não significa que não associem você com coisas boas e momentos agradáveis! Quanto mais você lhes der carinho e atenção (e aqui, importa muito a qualidade destas interações - brincadeiras, jogos, elogios), mais a sua presença será valorizada por eles! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto sobre passeios. Moro em apto e muias pessoas me perguntam como posso querer um Golden. Mas não entendem que mesmo numa casa gigante, o Golden não se exercita sozinho e não adianta deixá-lo no quintal. Vai ter que sair com ele da mesma forma...Espero que eu consiga sair com o meu 2x por dia, com a ajuda do maridão!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raquel! Os passeios serão ótimos para vocês e para o novo amigo, pode ter certeza! Conheço um casal que tem um Golden e um Bulldog no apartamento. Eles passeiam com os dois pelo menos duas vezes por dia, caminhadas longas... E os cães são super saudáveis e felizes! Beijos!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.