quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Guia Básico de Cuidados para Cães

Atualmente, a mentalidade da maioria das pessoas em relação ao bem estar de seus cães mudou drasticamente.

No passado, era mais comum que os cachorros fossem vistos como animais destinados apenas para uma função específica: guarda, eventual divertimento para crianças, caçadores de pequenos roedores. Mas permaneciam sozinhos na maior parte do tempo, em quintais, praticamente sem acesso à convivencia com as famílias.

Quando adoeciam, muitas vezes eram largados à própria sorte ou eram eutanasiados. A alimentação resumia-se aos restos de comida humana. Vacinas? Quando havia esta preocupação, geralmente resumia-se a anti-rábica.

Sim, quase todos lembram-se deste tempo. Não sei se os "cachorreiros" concordam comigo, mas tenho sempre a impressão de que esta mentalidade tem mudado rapidamente, especialmente nos grandes centros urbanos, onde os cães estão, cada vez mais, sendo considerados como parte importante na vida cotidiana das pessoas.

Por outro lado, em razão desta mudança de mentalidade, o mercado pet tem movimentado grandes somas em dinheiro, em volumes cada vez maiores. Os donos estão cada vez mais interessadas em produtos e "mimos" para seus amigos de quatro patas.

Mas aí surge uma questão importante: do que os cães REALMENTE necessitam para levarem uma vida saudável e feliz?

Pensando nisso, hoje inicio um Guia Básico de Cuidados para Cães, que, antes de mais nada, visa dar orientações básicas e levar à reflexão todos aqueles que querem o melhor para seu cachorro.

Assim, seguem os temas a serem detalhados neste Guia:

1. Alimentação

2. Exercícios

3. Entretenimento

4. Saúde

5. Abrigo

6. Convivência

Aguardem informações sobre cada item para os próximos dias!!



Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

6 comentários:

  1. Que legal! Vou aguardar ansiosamente!

    ResponderExcluir
  2. Acredito também que a visão das pessoas está mudando. E acredito também que um dia não teremos mais animais escravos do homem! Vida longa aos animais!

    ResponderExcluir
  3. Uau! Assino embaixo do Cão em Quadrinhos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cá!
    Dá uma olhada no post http://www.cachorroverde.com.br/site2009/, deve te ajudar. Tem tanto material lá que eu mesma quebrarei em vários posts diferentes.

    Beijoooo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Ana!! Tem MUITA coisa mesmo! Vale uma leitura aprofundada! Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.