sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Latidos em excesso: o que pode causar e como agir?

Todo cão late, isto é fato. Latidos são sua forma de comunicação, que podem demonstrar que estão com dor, alertas, com medo... Pessoas que não gostam de latidos não devem ter a companhia de cães.

Mas o problema surge quando os latidos são excessivos, ininterruptos, altos. Os vizinhos reclamam, as pessoas da casa ficam irritadas. E os cães sofrem com tamanho estresse. Cães que latem sem parar certamente estão com algum problema, de origem fisiológica ou comportamental, que precisa ser analisado e tratado.



Verificar a causa

Antes de concluir que o motivo para tanto barulho é comportamental, importante consultar um veterinário de confiança, pois o cãozinho pode estar aflito em razão de alguma dor ou desconforto.

Se descartadas todas as hipóteses de algum mal de saúde, passa-se a análise de alguma causa comportamental.

É muito importante verificar a origem do problema, para que possam ser feitos treinos para controlar os latidos em excesso. Isto porque, caso se pretenda simplesmente acabar com os latidos e não com a causa destes, muito provavelmente haverá uma transferência do comportamento. Por exemplo, se o cachorro late demais em razão de um alto grau de ansiedade, caso seja compelido a parar de latir, pode passar a apresentar comportamentos compulsivos, como lamber as patas sem parar.

Ele é recompensado por latir?

A pergunta pode parecer sem sentido, pois ninguém recompensaria um cão que late sem parar. Mas, sem querer, é o que muitos acabam fazendo! O cão que percebe que, ao latir, recebe algum tipo de atenção, passará a latir ainda mais quando quiser algo!

Há pessoas que acham engraçado quando o cão se dirige para o armário onde são guardados seus brinquedos e late para pedi-los: o dono vai lá, abre a porta e começa a brincar com o cão! O que ele aprendeu? Que basta latir para conseguir brincar com o dono!

Outra situação: latidos para todo e qualquer ser vivo que se movimente e passe em frente ao portão da casa, onde o cachorro costuma ficar! Para o cão, a mensagem é outra: são intrusos, barulhentos, que devem ser espantados... Ele late e... as pessoas se vão! Mas, na verdade, estão apenas de passagem! Ele aprendeu que latir afasta os “invasores”!

A Ana Corina publicou recentemente um post falando sobre o assunto no Mãe de Cachorro, onde a Sara Favinha, do Tudo de Cão, também deu dicas sobre este tema.

O que fazer?

As situações acima são exemplos clássicos de cães que são recompensados por latir. O segredo é recompensá-los, justamente, quando NÃO latirem! Para cães com acesso a portões com visão para a rua, o ideal seria limitar esse acesso, para que o comportamento passe a não ocorrer mais.

Broncas despersonalizadas também costumam funcionar. Um jatinho de água, de surpresa e sem que o cão perceba de onde veio a bronca, geralmente tem efeito imediato para interromper a “latição”! Importante: cães com ansiedade de separação, que latem quando o dono não está, não devem ser punidos, pois ficarão com medo ainda maior nesta situação e o problema pode piorar muito!

Mas é muito importante que o cão seja recompensado com atenção, petiscos, afagos justamente quando não estiver latindo! Assim, passará a entender que a melhor forma de obter atenção é mantendo o silêncio!

Praticar exercícios físicos com o cão também o ajuda a manter-se ocupado e gastar toda a energia canalizada que, volta e meia, pode acabar sendo liberada com latidos em excesso.

De qualquer forma, para casos extremos, é importante contratar um adestrador especializado em comportamento canino, que auxiliará os donos a lidar com esta situação delicada.
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

7 comentários:

  1. Querida tia Cássia:

    Desculpe o tia, mas já te adotei! Programei seu post para amanhã, viu? Mas já fiz uma chamadinha hoje!!!
    Beijoquinha e aproveite seu domingo!!!
    Sculleta (é que hoje estou muito espoleta!!!rsrsr)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tia, Scu linda! Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Alguém já usou a Coleira Anti-latido Choque E Apito Sonoro Para Cachorro?
    Tenho duas Poodle que latem muito. Preciso saber de alguém que já usou. Alguém me diz por favor: anapaulalanderdahl@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Aqui http://www.maedecachorro.com.br/2011/10/seu-cachorro-late-demais.html tem mais alguns artigos sobre o assunto. Não aconselho coleira de choque, há muitas e muitas outras formas de evitar latidos em excesso! Abs

      Excluir
    2. Já usei a coleira de choque, mas no modo "vibra". Seguido de uma repreensão, a coleira é um instrumento muito eficaz conta os latidos indesejados da madrugada. Depois de um tempo não é preciso mais usar a coleira, basta a repreensão e eles ficam quietos.

      Excluir
    3. Auremy,eu, particularmente, não gosto do uso de coleira de choque. Penso que, no caso de latidos em excesso durante a madrugada, atividade física regular e enriquecimento ambiental seriam muito mais eficazes e saudáveis para evitar este comportamento. Abs

      Excluir
  4. Uau! Quanta dica!! Vou ver se aprendo alg coisa..rs..pq minha filha do meio só sabe latir! P/TUDO!...qlqr barulho tá ela lá...se esguelando!
    Já to seguindo!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.