Todos sabemos o quanto os passeios são importantes para o cão que tem chance de gastar energia, se aliviar, cheirar e sociabilizar com outros companheiros da mesma espécie.
Mas, por outro lado, quem nunca passou pela experiência de tentar fazer um passeio calmo e tranquilo com seu cão e de repente, ser praticamente derrubado no chão quando o peludo vê algo interessante um pouco mais à frente?
Esta é uma situação bastante comum, que pode acontecer tanto com cachorros grandes quanto com pequenos (que viram, de repente, pequenos e saltitantes cangurus!). Mas há solução para este problema e, com treinos e disciplina, é possível tornar o passeio agradável!
O passeio começa em casa
Antes de sair com o cão, é muito importante que todo o ritual que antecede este momento seja feito de forma calma e tranquila: pegar e colocar a guia, passar pela porta, chegar à rua. Muitos gostam da imensa excitação de seu amigo só de ver a guia ser manipulada! Mas isso não faz bem ao cão, que entra em um estágio de ansiedade que tende a se estender para o passeio na rua...
Por isso, tudo deve ser feito devagar, em tom de voz baixo e calmo. Se o cão se agitar, é importante parar tudo, largar a guia e só retomar as providências para sair quando ele estiver bem tranquilo.
No início, este treino pode parecer impossível, especialmente para cachorros já muito adaptados a tamanha “bagunça” na hora da saída para o passeio. Mas com tempo e insistência no treino, a tendência é que o cão comece a perceber que a recompensa por se portar de forma calma será, justamente, sair para um bom passeio!
Na rua
Antes de mais nada, importante lembrar que nunca se deve caminhar com o cão sem guia. Isto pode causar graves acidentes.
Para evitar um passeio com puxões o tempo todo, uma boa técnica a ser utilizada é a do “ziguezague”: quando o cachorro começar a puxar na direção em que deseja, o dono deve frustrá-lo, virando-se rapidamente para o lado contrário. Com isso, o cão começará a notar que o passeio fica muito sem graça e irá prestar mais atenção no dono, para saber que direção deve tomar. Todas as vezes que o cachorro prestar atenção no condutor, deve ser bastante elogiado e recompensado, para que perceba que este é o segredo para uma caminhada bem legal!
A recompensa nestes momentos é fundamental: muitos elogios, um petisco gostoso toda vez que o cão estiver prestando atenção no dono e andando ao seu lado.
Guia de cabeça
A chamada “guia de cabeça” funciona como um “cabrestinho” e permite ao dono virar a cabeça do cão para o outro lado quando este estiver puxando muito. Não é necessário o uso de força e sua utilização costuma ser muito boa, quando o cão se acostuma com ela, o que deve ocorrer de forma gradual e sempre associada a coisas boas.
A Gentle Leader está sendo cada vez mais utilizada no Brasil (na Europa e EUA, praticamente todos os cães já a utilizam) e costuma ter um resultado muito bom! Ela permite ao cão arfar, respirar, brincar e beber água!
De qualquer forma, com paciência e consistência nos treinos, o passeio, tão importante para qualquer cão, acaba se tornando um momento de prazerosa interação entre cachorro e dono!
Observação importante: neste verão escaldante, passeios devem ser feitos somente nos horários mais frescos e sempre deve ser oferecida água ao peludo!
Cassia:
ResponderExcluirEsses passeios são um verdadeiro drama, pois como não vejo meus amigos a semana toda, a ansiedade já começa quando eles me veem, independente de eles saíres do canil. Ansiedade em dobro! Mas vou cuidar de aprender tudo o que você ensina para saber tratar melhor deles.
Beijos
Oi, Maria Teresa! Posso até imaginar a cena: seus dois grandões loucos para falar um "oi" quando você chega! Realmente, você vai perceber que, sem muita ansiedade, a traquilidade em geral parece surgir como mágica! Bjs
ResponderExcluirMuito legal! Compartilhado no Dono Cãociente: http://www.facebook.com/donocaociente
ResponderExcluirBjos!
Lembra daquele passeio com o Kevin, no parque do ibirapuera?! Ficou na história! Infelizmente o Kevin nunca foi treinado para andar na rua ou mesmo sociabilizar com outros cachorros. Bjs, Xuxu!
ResponderExcluirOi, Silvia! Nossa, obrigada! Muito legal a iniciativa do Dono Cãociente! Beijos!
ResponderExcluirOi, Xuxu! Nossa, este dia vai ficar para sempre na minha memória! Falando sério: tantas coisas que poderiam ter feito o Kevão curtir tanta coisa legal, né?!? Mas olha, eu acho que é tempo, sabia? Beijos!
ResponderExcluirCassia,
ResponderExcluirparabéns pelo post!
Enviei para o meu grupo de clientes (com a devida citação e link) por concordar com tudo que diz nele. Ficou ótimo!!!
Parabéns!
Oi, Emmanuelle! Obrigada, querida! Fico muito feliz com este tipo de reconhecimento! Beijos!
ResponderExcluir