terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dicas - Como lidar com mordidas de filhotes?

Qualquer um que já tenha convivido com um filhotinho de cão sabe o quanto eles gostam de morder! Mordem mãos e pés das pessoas, sapatos, pernas de cadeiras, de mesas e, muitas vezes, um sem número de objetos tidos como "preciosos": celulares, óculos, sapatos...


E como lidar com esse "hábito" dos jovens caninos? Vamos a algumas dicas que certamente ajudarão a enfrentar este período com muito mais tranquilidade.


POR QUE MORDEM?

Cães nascem sem dentes. O tempo de erupção dos dentes de leite (decíduos) ocorre entre 3 a 12 semanas de idade. São bem finos, parecem pequenas agulhas que podem machucar as mãos dos mais desavisados!

Mas, por volta dos três meses, inicia-se a troca dos dentes de leite pelos permanentes. Sim, exatamente como com crianças pequenas: os dentinhos pequenos e fininhos caem, dando lugar a dentes maiores e mais fortes.

Esta fase se estende até por volta dos sete meses de vida. E, durante este período, poderá ocorrer vermelhidão, inchaço e irritação na gengiva, já que os dentes estarão rasgando a pele. E os filhotes precisam se aliviar de alguma forma! E como fazem isso? Mordendo tudo que encontram pela frente!

Além disso, quanto às mordiscadas nas mãos dos donos, para o cãozinho torna-se uma forma de interagir conosco, já que, dificilmente, um filhote morderá a mão de alguém sem receber alguma atenção!

Assim, sabendo os motivos das mordidas, fica muito mais fácil tomar algumas providências para evitar objetos destruídos ou mãos arranhadas (lembrando que filhotes são “arteiros” por natureza e “acidentes” sempre acabam acontecendo...).


O QUE FAZER?

Com relação ao desconforto que o filhote sente nas gengivas, o ideal é que tenha muitas opções para morder, já que este é um comportamento natural e instintivo visando alívio para as sensações ruins.

Assim, vale disponibilizar brinquedos específicos para cães nesta fase, de diversas formas, tamanhos e texturas, como ossos feitos especialmente para eles! E deixar esses objetos nos ambientes que o filhote frequenta, já que a sensação de desconforto não tem hora nem lugar para surgir...


Outra dica que auxilia bastante: congelar os brinquedos, já que o gelo tem efeito anestésico, aliviando bastante a irritação na gengiva.


AGORA MEU CÃO VAI MORDER SÓ OS BRINQUEDOS?

De nada adianta simplesmente deixar tantas opções aos filhotes, sem qualquer interação. O ideal é que todos os que convivem com o cãozinho o estimulem a ter os brinquedos na boca, elogiando-o bastante quando estiver roendo o ossinho, por exemplo.

O filhote associará muito facilmente que chama a atenção do dono quando está roendo seu brinquedo, acontecendo exatamente o contrário quando estiver mordendo algum objeto da casa.

Explicando melhor: quando o filhote estiver mordendo algo proibido, ou a mão do dono, deve sentir um desconforto, como um jato de água borrifado no focinho, seguido de um NÃO veemente e o fim da interação. Sim, o dono deve levantar-se e parar a brincadeira!

Mas, quando o cãozinho estiver roendo seu brinquedo, deve ser estimulado a tanto e bastante elogiado. Estimulá-lo a sempre pegar o brinquedo e mantê-lo na boa acaba virando uma brincadeira divertida!

Desta forma, o filhote passará a associar que os brinquedos geram alívio para a gengiva e interação com os humanos, mas morder as mãos ou objetos gera desconforto e término da brincadeira.

Prestando atenção nestes detalhes, certamente esta fase de tantas mordidas será muito mais fácil, tanto para o filhote quanto para o dono!
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

6 comentários:

  1. Ótima dica sobre os brinquedos congelados, Cássia.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, tá tãooo bom que merecia entrar no Guia de Filhotes lá no blog. Humm, acho que vou inventar uma série nova só pra postar bons posts sobre adestramento/comportamento canino de blogs/sites que estejam fazendo um bom trabalho.

    Beijo e parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Passando para desejar uma ótima noite...

    Lambeijokas

    Lola

    ResponderExcluir
  4. Maria Teresa: e o melhor é ver que eles realmente se sentem aliviados! Beijos!

    Ana: aproveito para dizer que tanto o Guia de Raças como o Guia de Filhotes do MDC estão excelentes! Beijos!

    Gigi e Lola: beijos para vocês também!

    ResponderExcluir
  5. dr. pet como faço para que meu cachorro que e filhote ainda pare de fazer as nese cidades detro de casa ja tentei de tudo mas nao consigo fazer ele parar ate levanto de madrugada para coloca-lo no banheiro para fazer xixi mas depois ele paça pelo banheiro como se nao vise e meu parceiro sonha em ter um cao igual aõ seu espero que me de uma soluçao desde ja muito obrigado beto e paulo meu email e paulo33gois@hotmail.com por favor te peço que me ajude nao sei mais o que faço estou quase doando meu cachoro que eu amo muito

    ResponderExcluir
  6. Olá, Paulo! Sobre ensinar um filhotinho a aprender qual o lugar certo para fazer as necessidades, publiquei um post aqui http://caoamor.blogspot.com/2010/09/voce-sabia-que.html , com indicação de alguns outros artigos bem interessantes. O que mais funciona, neste caso, é estar com o cão quando ele fizer no local determinado, para se ter a chance de recompensá-lo várias vezes. Tente ficar com o cãozinho neste local um pouco depois dele se alimentar a beber água: a chance de conseguir que ele faça no local é grande! Abraços!
    P.S. - eu não sou o Dr. Pet!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.