Dando continuidade no conteúdo deste Guia, vamos falar sobre os cuidados preventivos necessários para manter nossos cães saudáveis:
3. Saúde:
Este é, certamente, um tópico muito abrangente, pois quando se fala em saúde, devemos pensar em prevenção, sob vários aspectos. E, neste sentido, o manejo adequado no dia a dia é a forma mais eficaz de evitar doenças em nossos peludos. Aqui cabe a premissa: “é melhor prevenir do que remediar”. Seguindo-se as dicas abaixo, é bem provável que você tenha poucas surpresas com relação a eventos de doenças em seu amigo de quatro patas!
Assim, vamos aos principais cuidados necessários para sempre garantir a saúde dos cães:
Escovação: mesmo que seu cão tenha pelo curto, a escovação frequente é importante para retirar os pelos mortos, mantendo-os sempre brilhantes e saudáveis.
Cães de pelo curto podem ser escovados uma vez por semana. A escovação deve ser feita com escovas próprias que, além de removerem pelos e células mortas, estimulam a circulação sanguínea.
Cães de pelo curto podem ser escovados uma vez por semana. A escovação deve ser feita com escovas próprias que, além de removerem pelos e células mortas, estimulam a circulação sanguínea.
Pente
Já os amigos de pelo longo devem ser escovados todos os dias, para evitar a formação de nós que, se não retirados, causam grande desconforto. São necessários alguns apetrechos a mais: escova, rasquadeira e pente de metal com dentes largos e estreitos. Os nós que eventualmente já tenham se formado devem ser desfeitos com os dedos, para não causar dor (lembre-se: puxar um nó formado na pelagem de um cão é o mesmo que, para nós, ter os cabelos puxados! Nada agradável...).
Rasqueadeira
Segundo a Larousse dos Cães, aqueles que vivem ao ar livre, passam pela muda de pelo duas vezes ao ano, uma na primavera, outra no outono. Já os que vivem em cidades podem trocar a pelagem de quatro a cinco vezes no ano! Cachorros que vivem nas cidades perdem mais pelo por conta da poeira oleosa das ruas. Realmente, a poluição não faz mal somente para os seres humanos...
A escovação também é uma excelente oportunidade para estreitar laços entre dono e cão, visto que o contato estabelecido costuma ser bastante prazeroso para o cão. Além disso, para aqueles acostumados desde pequenos com este tipo de manejo, a hora da escovação torna-se um momento de deleite!
Vale também massagear seu cão neste momento, uma boa oportunidade para ativar a circulação sanguínea e ajudá-lo a associar o toque com sensações boas. Quer saber mais sobre como fazer uma massagem em seu cão? Veja neste vídeo as dicas do Alexandre Rossi.
Saúde oral, ouvidos e olhos: escovar os dentes dos cães pode parecer, para muitos, uma bobagem sem tamanho, mas os benefícios deste hábito são muito grandes! A longo prazo, o acúmulo de tártaro nos dentes pode causar infecções nas gengivas, podendo, inclusive, causar graves problemas renais. A escovação deve ser feita com escova e pastas dentais próprias para cães. Não são todos os cães que aceitam facilmente ter sua boca e dentes tocados, especialmente adultos que não tenham sido acostumados com este tipo de manejo desde pequenos. Assim, comece aos poucos, mexendo na boca de seu amigo e associando tal ato com uma recompensa bastante apreciada. Depois, dia a dia, vá aumentando o estímulo, sempre recompensando-o cada vez que permita o toque. A tendência é que ele passe rapidamente a associar este ato com um prêmio bem gostoso!
Olhos e ouvidos também demandam cuidados, especialmente para cães com orelhas tombadas (mais sensíveis a parasitas e infecções) e raças de olhos grandes (mais vulneráveis a ferimentos), como Pug, Shih Tzu, Boxer, Bulldog.
Os ouvidos podem ser limpos com algodão embebido em produto específico para este fim. Massageie a orelha, deixe o cão sacudí-la, e seque com outro algodão ou uma gaze limpa e seca.
Os olhos devem ser limpos com gaze embebida em soro fisiológico, que ajuda a limpar e umedecer, sem ferir ou irritar. É importante sempre observar vermelhidão ou sinais de um olho mais fechado que outro, que podem significar ulcerações causadas por objetos pontiagudos ou mesmo conjuntivite.
Banhos: que me perdoem os pet shops, mas banhos semanais não são o ideal para os cães! Servem apenas para os humanos, que preferem um cheiro de perfume no cão, ao invés do característico “cheiro de cachorro”! Banhos em excesso retiram a oleosidade natural da pele. Além disso, geralmente causam um grande stress ao cão, que não costumam gostar do calor e barulho do secador.
Com escovação frequente, um banho por mês é mais do que suficiente.
Algumas dicas importantes: usar xampu neutro próprio para cães, colocar algodão nos ouvidos, para evitar a entrada de água no duto auditivo e, por favor, sem perfumes! Perfumes causam verdadeira “cegueira olfativa” aos cães, já que desestabilizam todo o complexo sistema desenvolvido para enxergar o mundo através do focinho...
Vermifugação, carrapatos e pulgas: manter os cães livres de parasitas é extremamente importante para seu bem estar em geral. Pulgas em excesso podem causar irritações sérias na pele, que rapidamente podem progredir para ulcerações e inflamações graves. Já carrapatos podem ser hospedeiros de parasitas que transmitem graves doenças, como a babesiose (doença do carrapato). A utilização de coleiras, sprays e pipetas anti-pulgas e anti-carrapatos é válida, mas nunca devemos nos esquecer que são, literalmente, veneno, que podem intoxicar os cães ou, no mínimo, causar alergias. Consulte um veterinário de confiança para verificar qual a melhor indicação para seu cão.
De qualquer forma, achei no Mãe de Cachorro essas dicas de algumas receitas simples e naturais para evitar infestação por parasitas.
Consultas ao veterinário: da mesma forma que é importante para os humanos um “check up” completo e periódico, para nossos companheiros caninos também. E tal se torna ainda mais importante à medida que o cão envelhece, pois, nesta fase, geralmente começam a surgir problemas de saúde com maior frequência e gravidade.
De qualquer forma, as pessoas que realmente convivem estreitamente com seus cães conseguem identificar rapidamente sinais diferentes, que podem já ser sintoma de alguma anomalia. É o caso de levar o amigo rapidamente para uma consulta, pois tudo que for diagnosticado precocemente certamente terá maior chance de cura.
É muito importante que o veterinário de seu cão seja de sua extrema confiança. Você deve sentir que ele realmente se preocupa com seu animal de estimação e não simplesmente o vê como uma forma de ganhos fáceis.
No próximo item, ainda dentro do tema Saúde, um tópico só sobre vacinação, assunto que vem dando o que falar...
_____________________Fonte consultada: "Larousse dos Cães"
Eu tenho me preocupado bastante com a saúde do meu Gonza, porque ele anda meio dodói. Tá com fungo no ouvido e com Giardia (que causa diarréia). Mas já levamos ele ao VET e já estamos tratando. Eu até acho que ele já melhorou bastante.
ResponderExcluirbjo
Oi, Raquel! O importante é tratar agora e depois, com cuidados preventivos, evitar que esses males voltem. Assim, o Gonza será sempre saudável! Bjs
ResponderExcluir