quarta-feira, 14 de julho de 2010

Raças - Rottweiler

Muito se tem ouvido falar sobre Rottweilers nos últimos dias, em razão do "caso do goleiro Bruno". Sem entrar em maiores detalhes desta história sórdida, onde a capacidade do ser humano para o mal fica evidente, passo a escrever sobre a raça e suas características.

ORIGEM

O Rottweiler é uma raça cuja origem remonta a Roma antiga, quando esses cães acompanhavam os soldados romanos. Seu desenvolvimento se deu, como a conhecemos hoje, na Alemanha, especialmente na cidade de Rottweil. Em razão de seu porte, logo passou também a ser utilizado como cão de guarda.

CARACTERÍSTICAS E TEMPERAMENTO

O Rottweiler é um cão extremamente corajoso, inteligente, robusto e determinado. Devido a seu grande tamanho (um macho adulto pode chegar a pesar mais 50 kg!), está entre as raças de guarda que mais impõem respeito, sem necessidade de um latido sequer – só o porte físico já é suficiente para espantar pessoas com más intenções!

Cães desta raça são extremamente devotados aos donos, mas, apesar de serem bastante auto-confiantes (o que poderia pressupor uma facilidade para aguentar momentos de solidão), necessitam muito do convívio próximo com a família.

Costumam ter a fama de cães ferozes e assassinos, mas o Rottweiler típico é tranquilo, equilibrado e obediente ao dono. Há inúmeros casos de Rotts extremamente dóceis e amorosos, apesar da má fama.


Uma característica marcante da raça diz respeito à forma como guardam seu território: não costumam latir para avisar o intruso acerca de sua presença. Muito pelo contrário: costumam ficar a espreita, observando o “invasor” e só agem no momento certo.

Um tanto quanto desconfiados, muitas vezes não se animam a fazer amizade com estranhos. Seu instinto de proteção em relação ao dono é muito aguçado, por isso, é recomendável que seja adestrado desde filhote, para que atenda comandos mesmo em situações que, para ele, poderiam significar perigo.

Falando em adestramento, a inteligência da raça o torna um cão que aprende rapidamente, o que é ótimo, pois necessitam de liderança e disciplina, já que tem a tendência para apresentar alto nível de dominância e territorialidade.

PERIGO REAL?

O Rottweiler, em razão do porte, força e temperamento, não é cão para qualquer dono. Deve ser treinado com base no reforço positivo, para atender aos comandos do dono, tornando-se, assim, um companheiro devotado e fiel.

A potência de sua mordedura pode gerar lesões graves e, por isso, acidentes acabam sendo amplamente noticiados. Mas a agressividade sem motivo não é característica dos Rottweilers, podendo se tratar de um desvio genético ou mesmo ser fruto de atitudes erradas do próprio dono.

Assim, cabe aqui a reflexão: qualquer juízo de valor feito com base em notícias e/ou mitos divulgados sobre raças caninas com má fama deve ser avaliado com critério, pois muitos são os fatores a serem considerados em cada caso. Bom senso: esta, sempre, deve ser a regra. Ou pelo menos, deveria ser.


* Texto também publicado no blog do Dr. Pet
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

17 comentários:

  1. A maldade do ser humano nao pode ser confundida com a do animal. Se deixarmos QUALQUER animal - rottweiller, pincher e mesmo o ´bicho homem´! - passar fome, ele naturalmente ira comer o que estiver disponivel.

    Mas sim, os rotts sao caes grandes, com potencial para machucar bastante e o adestramento eh imprescindivel para uma vida feliz e saudavel junto com os donos, seus amigos e filhos! Eh uma delicia ter um cao tao grande e querido ao mesmo tempo!

    Beijos, Carol

    ResponderExcluir
  2. E você, Carol, é um exemplo de dona responsável, consciente e amorosa! Parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Esse cão Rottweiller é muito perigoso e pronto.
    é cão de bandido safado . Até agora só matou crianças e pessoas inocentes mais nada. Nunca
    salvou ninguém , não guarda nada, os bandidos e assaltantes entende melhor que os donos. Geralmente é o cão preferido de traficantes de drogas armas. Na verdade é cão de briga.PERIGOSO.
    DEVEM SER EXTERMINADOS TOTALMENTE.

    ResponderExcluir
  4. Prezado "Anônimo". Desculpe-me, mas sua opinião sobre os Rottweilers demonstra, no mínimo, falta de conhecimento. Onde estão as estatísticas demonstrando que, até agora, só mataram crianças e pessoas inocentes? De onde tirou a ideia de que não servem para guarda? Por outro lado, é muito bom ver este tipo de comentário por aqui, pois comprova um fato incontestável: a mídia e a ignorância das pessoas são capazes de fazer a má fama de qualquer raça canina.

    ResponderExcluir
  5. o que tem haver ser humano passando fome, com o seu egoísmo de ser dona de uma arma mortal?. o assunto é rottwieler um cão perigoso que pode estraçalhar uma criança e vc o chama de querido.
    isso é um crime . Pit bull, Rottweiler entre outros são cães que matam pessoas a qualquer momento. da um tempo !!! Vc tem o direito de propriedade conforme a constituição, mas não a de uma arma assassina. Responsável vc não é de maneira alguma.andar com uma arma assassina é irresponsabilidade.

    ResponderExcluir
  6. Prezado "Anônimo".

    O dono é, sim, responsável pelo cão que cria e deve ter total controle sobre este, especialmente se se tratar de um exemplar da raça Rottweiler, Pit Bull, dentre outras, cães bastante fortes. Mas o fato de uma pessoa optar por ter um cão de uma dessas raças não a torna, por si só, irresponsável. Muitos outros fatores devem ser levados em conta antes de se fazer uma afirmação como essa. Finalizo com duas observações:

    1 - Imagino, sr. Anônimo, o quanto você não deve fazer para auxiliar seres humanos passando fome...

    2 - Se tem uma opinião tão convicta sobre este assunto, poderia se identificar para enriquecer as discussões do blog e para que todos os leitores o conheçam.

    ResponderExcluir
  7. Só para completar então(finalizar o assunto):
    Cassia entenda: o rottweiler e pit bull tem grande poder de mordida ,eu pergunto: pra que esse poder? são quase 2 toneladas de força. Vc viu bem o tamanho da boca e os dentes afiados. Compare a um Labrador que tem limites de morder e faz tudo , só não ataca ninguém. Certamente vc vai ficar bem mais esclarecida sobre o assunto.Veja a força e o tamanho da boca. o do rottweiler, pit bull vc não tem chances .conte com a sorte." anônimo"

    ResponderExcluir
  8. Também para finalizar, Sr. Anônimo: sei de um caso verídico de um Golden Retriever(raça tão dócil como o Labrador, que você mencionou) que arrancou o seio de uma mulher com o poder de sua mordida. São muitos outros fatores que determinam se o cão é agressivo ou não, e não apenas a raça. Estude um pouco mais e quem sabe voltamos a falar sobre comportamento canino.

    ResponderExcluir
  9. Viu como eu estou certo..., vc já achou uma estatística. Mais valeu muito obrigado. vou pensar um pouco antes de me identificar.Sabe eu não sou nenhum Rottweiler ou pit bull. Sou pobre .
    Muito Obrigado pela consideração e agradeço ao blog também muito generoso. Obrigado a todos.
    ainda "anônimo"

    ResponderExcluir
  10. Notícia de 28/09/2010

    Jake é um rottweiler, tem dois anos, e quando no primeiro dia de Julho do ano passado salvou uma mulher de ser violada, salvou também a sua raça, habitualmente tão pouco popular por surgir sempre associada a mortes ou ferimentos graves por ela provocados. Os rottweiller são cães de grande porte, robustos, pesados, muito inteligentes, mas não raras vezes agressivos. Daí que sejam muitas vezes escolhidos para ajudar a Polícia ou para cães de guarda. As histórias mais conhecidas, no entanto, nunca são muito abonatórias da sua bondade. A pessoa mais orgulhosa é mesmo Liz, a dona. "O Jake foi simplesmente incrível, salvou aquela mulher de ser violada. Ele sempre odiou conflitos. Por isso, quando a ouviu gritar, deve ter logo reconhecido que alguém estaria em apuros".

    É só procurar que verão que a raça quando bem treinada assim como qualquer outra pode se tornar uma arma ou um amigo, se o ser humano é capaz de lidar com animais selvagens pode com certeza com animais domésticos, basta ter disciplina, paciência, carinho e dedicação para cuidar, seja ele um cachorro, um gato, uma cobra, um tigre... as opções são muitas mas importante mesmo é a pessoa que está no comando da situação.

    Luciana

    ResponderExcluir
  11. Olá, Luciana! Só tenho que agradecer por este seu rico comentário! Há exemplos, sim, de raças tidas como potencialmente agressivas e "assassinas", dando mostras de lealdade ao ser humano! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Eu queri saber se essa raça pode ser criada em quintais pequenos e perto de crianaças.

    ResponderExcluir
  13. Caro Anônimo! Nenhuma criança deve ser deixada sozinha com cães de QUALQUER raça e tamanho sem supervisão. Um Poodle pode machucar uma criança pequena, talvez sem graves consequências. Mas um cão de grande porte pode, mesmo sem querer, causar ferimentos sérios. Mas nada impede que a convivência seja harmoniosa, especialmente se o cão for criado com carinho, adestrado com base no reforço positivo, ser bastante socializado e ter suas necessidades básicas (inclusive exercícios) atendidas. No quesito atividade física, um Rottweiler pode ser criado num quintal pequeno, desde que tenha a oportunidade de se exercitar e passear regularmente, além de conviver com outras pessoas também. Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. tenho uma cadela da raça rottwailer ela e muinto protetora e eu gosto muinto nao e a raça e o dono pode ser ate um pitt bull nao e a raca so tenho 13 anos e tenho uma ela munca min mordeu men nada disso mais se alquem tentar min bater ou outro cao tentar min morde ela avanca para atacar
    essa raca e muinto boa

    ResponderExcluir
  15. Bom Dia Leitores, acho ridiculo essas pessoas, que não fazem ideia de como seja araça hotwaler,tenho uma em casa de 2 anos e meio, e não tem cachorra melhor do que ela e olha que ja tive varias raças como o poodle o basset, o pintcher e nenhum deles era tão carinhoso e amoroso como a minha rot, tenho um subrinho de 2 anos e ele se diverte com ela (ate anda de cavalinho nela)e ela nunca fez nada a ele pelo contrario toda vez que o ve fica chorando para que possa ir brincar com ele, ao contrario da minha basset que foi criada junto com ela e não suporta criança alguma,então não é uma raça que diz como o cachorro sera e sim o amor que ele tem a familia .....

    ResponderExcluir
  16. peguei um rotwale ele tem 1 ano como fazer para se acostumar com minha familia deixo ppreso por uma semana até se acostumar alguém me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! De forma alguma você deve mantê-lo preso, sem contato com as pessoas da família. O melhor seria procurar orientação de um profissional especializado em comportamento canino, para que esta aproximação seja feita com segurança e de forma positiva para o cão e para as pessoas. Boa sorte!

      Excluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.