Apesar de não concordar com algumas metodologias utilizadas por Cesar Millan, o video abaixo, produzido pela "Millan Foundation", é digno de elogios e resume de forma muito poética como a castração ajuda a prevenir o abandono de peludos.
Todos os que tem contato com proteção animal sabem do grande número de ninhadas e fêmeas prenhes que são abandonados diariamente... Apesar de parecer algo inconcebível para todos os que gostam de cães, é, sim, uma prática muito comum. E uma forma bastante eficaz de evitar o abandono de tantos cães é a esterilização, que impede o nascimento de inúmeros filhotes cujo futuro se resumiria a muito sofrimento.
O assunto é polêmico e me parece que por um motivo simples: as pessoas, em sua grande maioria, não refletem seriamente sobre as consequências de permitir a procriação indiscriminada de seus cães. Neste ponto, uma maior conscientização seria necessária para que o assunto passasse a ser tratado como algo primordial para proteção dos peludos.
Além de ser uma grande ajuda para evitar o abandono, a castração tem inúmeros benefícios de ordem comportamental, que merecem um post específico sobre o tema.
Você vai adotar um cão? Certifique-se de que ele já foi castrado.
Você vai comprar um cão? Se ele ainda não estiver castrado/esterilizado (se o criador for realmente sério e responsável, certamente terá esta preocupação antes de vender um filhote), tome providências neste sentido o quanto antes!
Cassia:
ResponderExcluirComo sempre, muito interessante a sua postagem, estimulando a reflexão e a responsabilidade vinculadas ao compromisso com o mundo animal.
Beijo
Oi, Maria Teresa! Obrigada! Realmente, o que pretendo é fazer as pessoas refletirem sobre o assunto! Beijos!
ResponderExcluirMuito bom esse post, pois estou refletindo sobre a castração do meu filhote e essas informações só vêm pra ajudar.
ResponderExcluirbjão!
Olá, Raquel! Que bom saber que você está pensando sobre o assunto! Aguarde mais posts sobre o assunto em breve... Beijos!
ResponderExcluirOi Cássia, parabéns pelo post e pelo blog!
ResponderExcluirSeus textos são muito agradáveis e instrutivos.
Esse sobre castração então...muito legal.
bjs Tarsis
Oi, Tarsis! Que bom te ver por aqui! Obrigada! Bjs!
ResponderExcluir