domingo, 18 de julho de 2010

Convívio com animais favorece sistema imunológico e reduz estresse

Mais uma vez, estudos científicos demonstram o quanto o convívio com animais de estimação faz bem à saúde física e mental de pessoas de todas as idades...



Pesquisadores do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP), liderado pelo professor César Ades, após revisão de vários estudos sobre o tema, concluíram que a convivência com animais de estimação pode contribuir não só para o bem-estar psicológico, mas também para a prevenção e tratamento de várias patologias. É o que atesta uma matéria publicada na revista Mente e Cérebro:

A convivência com animais de estimação pode contribuir não só para o bem-estar psicológico, mas também para a prevenção e tratamento de várias patologias. A conclusão tem como base a revisão de estudos nacionais e internacionais sobre o tema, realizado por pesquisadores do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP), liderado pelo professor César Ades. Os cientistas destacam, por exemplo, a melhora da imunidade de crianças e adultos, a redução dos níveis de estresse e da incidência de doenças comuns, como dor de cabeça ou resfriado. O objetivo do mapeamento, encomendado pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), integrante do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), era enfatizar informações relevantes e pouco conhecidas sobre os benefícios sociais, psicológicos e físicos na relação entre o homem e o animal.

Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui.

Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

4 comentários:

  1. Sem dúvida !!! Até por isso, exsitem cães terapeutas frequentando hospitais pediátricos, por exemplo.

    Mas, é claro que isso só funciona para quem gosta de animais. Porque existem pessoas que não curtem mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Daniel! Se a pessoa não gosta, não há como ter tantos benefícios... E muito bem lembrado sobre os "cães terapeutas". Devo escrever sobre isso em breve...

    ResponderExcluir
  3. Feliz dia do "AMIGO"

    LAMBEIJOKAS E AUBRACINHOS...
    AUDORO VOCÊ!!!

    LOLA

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.