terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quer viajar com seu pet? Paraty é uma opção legal!

Foram três dias deliciosos em Paraty - RJ, apesar do gigantesco congestionamento na volta! E chegou a hora de contar minhas impressões de mais uma viagem com a Winie, para dividir com todos como é divertido viajar ao lado do companheiro de quatro patas!

Depois do post sobre dicas para garantir uma viagem de carro tranquila, paramos num restaurante simples, mas que permite cães numa área externa, parecida com uma varanda. Noto que muitos estabelecimentos têm permitido que cães acompanhem as pessoas em áreas externas. O mais difícil é encontrar algum restaurante/bar/lanchonete que aceite a presença dos mascotes em suas áreas internas...

Cadê minha comida??

Paraty é uma cidade encantadora! As ruas do Centro Histórico remetem a outro tempo... Poucas cidades históricas no país mantêm seu casario tão bem preservado como lá. Além disso, nos arredores da cidade, é possível encontrar praias com visual de tirar o fôlego! A grande variedade de restaurantes brinda os visitantes com pratos deliciosos (atenção vegetarianos e veganos: há muita variedade para este público; em todos os locais onde estive, haviam opções para quem não come carne!).

E para os cães? A cidade, no geral, me pareceu bastante amistosa com os peludos! Mas a rede hoteleira, nem tanto... Como postei recentemente, poucos são os estabelecimentos na cidade que permitem a presença de pets.

Mas a pousada onde nos hospedamos me surpreendeu neste quesito! A deliciosa Pousada Arte Colonial, instalada num casarão do século XVIII, aceita cães e os recebe muito bem! O morador canino permanente do local é o Labrador Jorge. A Marina e o Alexandre, tão atenciosos com os hóspedes, se mostraram bastante “cachorreiros” também!

Jorge, o "guloso" morador permanente

Vi muita gente passeando com seus amigos peludos pelas ruas, o que mostra que, cada vez mais, as pessoas querem estar junto de seus amigos de quatro patas durante as férias e feriados.

E os “caninos locais”?! Praticamente todo estabelecimento tem seu mascote. Vi vários indo e vindo alegremente e bastante à vontade (não tive como saber se há ou não alguma política de controle de natalidade na cidade).

Depois de tanta chuva, um solzinho vai bem...
Enfim, uma cidade linda, com coisas lindas para se ver, fazer, comida muito boa e... diversão garantida para quem quer ter a companhia de seu cão nestes momentos.

Mas, para finalizar, valem umas dicas para que a viagem com o peludo, seja qual for o destino, transforme-se em deliciosos momentos a serem lembrados:

* se o cão é calmo e tranquilo (a Winie é exatamente assim), curtirá bons passeios pelo novo lugar e, depois, dormirá tranquilamente caso seus humanos de estimação saiam para um passeio mais restrito quanto a presença de cães (que fique claro: esta saída não deve durar mais do que 3 ou 4 hs, já que a intenção não é deixar o peludo sozinho o tempo todo, certo?);

* se o amigo tem mais energia, o ideal é que a viagem se adeque a este tipo de temperamento: longas caminhadas em praias (limpando a “caca”, sempre!); corridas em campos abertos, jogos com bolinhas, etc.;

* é muito útil que o cão seja bem treinado em comandos básicos. Isto facilita tudo, já que a pessoa sempre conseguirá mostrar ao cão o que fazer, na hora certa, sem gritaria, sem estardalhaços, sem incomodar outras pessoas. Além de ser um exemplo para quem observa de longe, e uma forma de mostrar nos estabelecimentos que sim, é possível que a convivência estreita entre cães e pessoas pode ser muito agradável!
Ai, esse chão é tão esquisito...
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

13 comentários:

  1. Nossa, adorei saber tudinho, mamãe já foi a Paraty, mas eu ainda não existia, da próxima vez vou com ela com certeza!!!

    Lambeijokas
    Lola

    ResponderExcluir
  2. muito legal!!! que bom que você gostou da cidade e também de nossa pousada e do nosso guloso Jorge diga-se de passagem...esperamos que vocês voltem sempre que tiverem um tempinho. Vocês e a Winie, foi um prazer te-los hospedados em nossa pousada, ficamos muito felizes de poder participar de suas viajens, vocês são sempre muito bem vindos em nossa pousada...adoramos seu blog a Marina fica o dia inteiro no seu blog,e agora ela quer que eu compre arruda para fazer um chá para pulgas para passar no Jorge, ela adorou seu blog....e vocês também...e desejamos muito que vocês voltem sempre que quiserem...abraços Alexandre e Marina

    ResponderExcluir
  3. Que legal sua viagem, em breve pretendo viajar com a minha galerinha aqui! Que bom saber que tem opções vegetarianas, cada vez mais :D

    ResponderExcluir
  4. LOLA, eu vi Yorkies por lá! Você vai adorar!

    ALEXANDRE E MARINA, nós é que temos a agradecer e divulgar como a Pousada Arte Colonial se encaixa no que queríamos!

    TÁBATA, e as comidinhas são tão boas...

    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    VOu para Paraty com a minha cachorrinha...também tivemos dificuldades para achar uma pousada, mas achamos...
    Gostaria de saber se você tem dicas de restaurantes e passeios que aceitem cachorros. Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Thomas! Obrigada pela visita e pelo carinho! Bom, não sei o tamanho da sua cachorrinha, mas quando passeávamos pelas ruas do Centro com a Winie, o pessoal do restaurante Spaghetto (que é uma delícia) nos disse que ela seria muito benvinda! Fica na Rua da Matriz, 27. Nas praias de Trindade (que fica a uns 15 km do centro histórico de Paraty), vi muitas pessoas andando com seus cães e não haviam placas proibindo a entrada deles. E passear pelas ruas do centro histórico acompanhado de seu cão é muito gostoso! Boa viagem! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi Cássia,
    Obrigado pela resposta...
    é uma Lhasa Apso....
    Ficaremos próximo ao centro Histórico para podermos sair a pé com ela.
    que bom que nas praias poderemos entrar com ela.
    Existe algum passeio recomendado??

    Gostei do seu blog, viciante!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Thomas! Adoramos o Teatro de Bonecos, um espetáculo bem diferente, a Casa da Cultura, a Praia do Jabaquara, que é bem pertinho do Centro Histórico de Paraty (de carro, deve dar uns 10 minutos). Boa viagem e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  9. Olá Cassia tudo bem?
    Obrigada pelo Blog...
    E depois de um ano da sua postagem,(rs) estou com viagem marcada para Paraty com minha bb de pêlo. Ela tb é maltês...Será que vc poderia me indicar outros restaurantes além do Spaghetto(esse com certeza vou) mas como vou ficar 5 dias gostaria de ter mais opções...Muito obrigada!!!
    Lorena mãe da Floquinha.
    outra dúvida meu baby não gosta muito de andar de carro e o veterinário indicou dar meio dramin infantil vc sabe se tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lorena! Que legal! Tenho certeza que vocês vão amar passear pelas ruas de Paraty! Como já faz um ano, não lembro de outros restaurantes mas notei que lá eles são muito receptivos aos cães, especialmente os pequenos como a sua Floquinha. Acho que você não terá dificuldades em encontrar outros lugares legais para ir com ela. Eu já dei Dramin para a minha também e é importante você não alimentá-la antes da viagem, ok? Bjs e depois volte aqui para contar como foi!

      Excluir
    2. Alexandre16 de novembro de 2010 18:39

      muito legal!!! que bom que você gostou da cidade e também de nossa pousada e do nosso guloso Jorge diga-se de passagem...esperamos que vocês voltem sempre que tiverem um tempinho. Vocês e a Winie, foi um prazer te-los hospedados em nossa pousada, ficamos muito felizes de poder participar de suas viajens, vocês são sempre muito bem vindos em nossa pousada...adoramos seu blog a Marina fica o dia inteiro no seu blog,e agora ela quer que eu compre arruda para fazer um chá para pulgas para passar no Jorge, ela adorou seu blog....e vocês também...e desejamos muito que vocês voltem sempre que quiserem...abraços Alexandre e Marina.

      INCRÍVEL ESSA POSTAGEM ANTERIOR, Continuei lendo os post e ao me deparar com a NEGAÇÂO da HOSPEDAGEM CANINA FIQUEI DECEPCIONADA, já estava me programando para ficar lá....uma pena. Continuaremos em busca de um lugar legal que aceite nossa Luminha <3.

      Excluir
  10. A pousada citada no blog não aceita mais animais. Uma pena.

    Liguei pra eles e quando falei da minha cadelinha desligaram o tel na minha cara! Fiquei tão chateada que liguei de novo e perguntei qual o motivo de tamanha grosseria e a resposta foi: não aceitamos cachorros aqui.

    Um absurdo, estou paralisada até agora com tamanha falta de respeito com donos de pets.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena, Érika, pois quando fui, o atendimento foi ótimo!

      Excluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.