Sabe aquele dia lindo, que sugere um divertido passeio no parque com seu cão e, de repente, lá ao longe, você nota que ele está feliz e relaxado, deitado de costas na grama com as patas balançando para cima, se aproxima e percebe que seu amigo está, isso sim, rolando no cocô de outro peludo? Bom, tirando o fato de que o mau-cheiro será quase insuportável, esse não é um aviso de que seu cachorro tenha algum distúrbio comportamental ou que tenha se tornado o “Cascão dos caninos”! Apesar de ser um ato nojento do ponto de vista humano, tem sentido para eles!
Cientistas arriscam afirmar que este comportamento pode ter sido herdado dos lobos, que rolam em restos de carniça ou excrementos para disfarçar seu próprio cheiro diante das presas, cujo olfato é bastante desenvolvido. Assim, com esse “perfume” peculiar, os lobos conseguem se aproximar muito mais da caça sem afugentá-la, já que os animais não se sentirão em perigo ao cheirar carniça, o que certamente ocorreria se percebessem o cheiro de um lobo por perto...
Também é dito que os lobos, ao se cobrir com determinado odor, podem estar reforçando seu status dentro da matilha através de uma característica diversa dos demais membros.
A melhor solução para evitar essa surpresa é ficar de olho no amigo para evitar que ele consiga seu intento de experimentar o novo “perfume”!
Fontes: “Entenda seu cão”, Dr. Bruce Fogle e “Ou eu ou o cachorro”, Victoria Stilwell

bom.mas não me esclareceu muito
ResponderExcluirmuito bom, coloque mais e sempre visitarei seu site!
ResponderExcluirOlá! As hipóteses levantadas pelos cientistas para este tipo de comportamento são apenas probabilidades, mas não há certeza quanto ao motivo que leva os cães a agirem assim... Mas, para enriquecer a postagem, posso pesquisar mais sobre o assunto... Quais foram suas dúvidas? Abs, Cassia
ResponderExcluirlegal! até que faz sentido...
ResponderExcluirFaz sentido, eles pensam que é pra se proteger!!
ResponderExcluirQue gracinha!!
Adorei o blog, amo cachorrinhos!!
Tenho um dog alemão que está com 3anos e meio de idade.
ResponderExcluirAgora ele começou a se esfregar no mato e nesse local tem excremento. Tenho que dar banho nele sempre que saímos.
Será porque está na época de cruzar?
Olá, Luis! Acredito que há mais chance do comportamento se dar em decorrência da natureza dos cães do que ter qualquer relação com procriação. Abraços!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirLegal seu blog, vou voltar sempre!
abraços
Thelma
Amicão & Cia
Oi, Thelma! Obrigada e volte mesmo! Abraços!
ResponderExcluiracho que e pra disfarçar seu cheiro e tambem pra memorizar oque ele quer caçar
ResponderExcluirObrigado pelas dicas, mas não ajudou muito. como ensinar a ele a não fazer isso?
ResponderExcluirO comportamento é instintivo. Assim, para evitar que ele aconteça, o ideal é criar situações onde o cão vá preferir outras coisas ao invés de rolar em "caca", para recompensá-lo em seguida!
ResponderExcluirbom! faz sentido. mas,achei.por incrivel q pareça. q era para acabar,com as pulgas e carrapatos ou fortalecer os pelos. bem era o que se passava na minha mente. obrigado pela informação!
ResponderExcluir:D
ExcluirPelos meus estudos e observações, percebi que um dos motivos para os cães se esfregarem em carniça é eliminar parasitas como pulgas e carrapatos.
ResponderExcluirOlá! Esta informação eu desconhecia... Poderia me indicar alguns texto? Obrigada!
ExcluirÉ de irritar qualquer dono ver o seu cachorro com esse "perfume".
ResponderExcluirHj fui passear com minha cachorrinha e de repente ela se esfrega no chão ficando toda fedida, fiquei irritada, mas compreendi que faz parte do comportamento canino. Voltamos pra casa e direto para o banho com shampo e tudo.
ResponderExcluirSuper interessante. Estava curiosa pelo assunto. Ótima matéria. Parabéns.
ResponderExcluirAbraços