quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dica de Livro - A Cabeça do Cachorro

Estou lendo um livro excelente para todos os amantes de cães: A Cabeça do Cachorro, de Alexandra Horowitz.

Capa da edição americana: "Inside of a Dog"

A autora é Doutora em Ciência Cognitiva e Professora de Psicologia no Barnard College, Columbia University, tendo estudado cognição em rinocerontes, macacos e cachorros.


Apesar do texto ser muito bem embasado em estudos cientificos, a autora não deixa de mostrar uma grande sensibilidade no que diz respeito a todos os sinais comunicativos que os cães nos dão o tempo todo. Além disso, conhecer um pouco mais sobre as capacidades cognitivas dos peludos nos ajuda a entender um melhor quais são suas reais necessidades, preferências, medos e alegrias.

Alguns trechos, abaixo transcritos e extraídos do prefácio do livro, mostram claramente o motivo desta leitura ser tão interessante:

"Neste livro, apresento a ciência canina a você. Uma quantidade impressionante de informações sobre a biologia - habilidades sensoriais e comportamento -, a psicologia e a cognição caninas reunidas por cientistas que trabalham em laboratório e no campo, estudando cães trabalhadores e cães companheiros. A partir destes resultados acumulados por centenas de programas de pesquisa, conseguimos iniciar a criação de um retratodo cão a partir do interior dele - de sua caparcidade olfativa e auditiva, da maneira como seus olhos nos veem e do cérebro que está por trás disso tudo.

(...)

Entrei dentro de um cão e vislumbrei seu ponto de vista. Você pode fazer o mesmo. Se tem um cão na sala agora, a maneira como você vê esse monte enorme e peludo de "caninidade" está prestes a mudar."

Capa da edição brasileira: "A Cabeça do Cachorro"

Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

5 comentários:

  1. Aiii Cassia:

    Vc depois conta se gostou do livro... estou doida para ler esse... é que acabei de comprar o Adestramento Natural de Tomás Szpigel....
    Beijinho

    Ana e Scully

    ResponderExcluir
  2. Nossa, vou pedir para o papai comprar para a mamãe, ela ama livro de animais...

    Adoro esse cãotinho...
    Tenha um lindo e abençoado dia...

    Lambeijokas

    Lola

    ResponderExcluir
  3. Oi, vocês vão adorar o livro! Beijos, queridas!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana! Pode deixar que conto sim! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Comprei hojeeeeeeeeeeeeee, aqui em Sampa! Beijo e OBRIGADA por ter ligado, AMEI!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.