domingo, 10 de abril de 2011

Entendendo o Centro de Controle de Zoonoses

Lindo e pronto para ser adotado no CCZ!
O CãoAmor está voltado para tudo que diga respeito a comportamento canino. Mas nunca é demais falar um pouco sobre iniciativas muitas vezes desconhecidas, que visam o bem-estar de cães e gatos.

Por isso, resolvi falar um pouco sobre o trabalho desenvolvido pelo CCZ de SP.

Você sabia que é possível adotar um lindo cãozinho ou gatinho no Centro de Controle de Zoonoses - CCZ? Que existem também formas de trabalhar em prol destes queridos companheiros enquanto estão ali abrigados? Este texto visa, justamente, trazer ao conhecimento do público informações bem legais sobre esse assunto.


O CCZ é um órgão municipal, ou seja, cada cidade deve regulamentar a forma de atuação deste órgão. Assim, aqui serão abordadas unicamente informações pertinentes ao CCZ da cidade de São Paulo.

O CCZ/SP é órgão da Prefeitura e, segundo definição contida no site da PMSP (http://www.prefeitura.sp.gov.br/), “(...) responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) (...)”.

Dentro da definição acima, o controle de população de animais domésticos abrange as seguintes atividades, dentre outras:

• Apreensão de cães em vias públicas;

• Internação, manutenção e resgate de cães e gatos;

• Programa de adoção de cães e gatos;

• Serviço de Registro Geral Animal (RGA);

• Vacinação contra raiva animal;

• Plantão de atendimento a emergências;

• Recepção, informação e orientação a munícipes.

Assim, é neste ponto que nos deparamos com a realidade dos cães e gatos recolhidos: o que acontece a estes animais tão queridos quando passam a ter o CCZ como lar?

Inicialmente, são avaliados, tratados em caso de alguma enfermidade e castrados. Todos os animais são registrados e catalogados e, somente então, disponibilizados para adoção.

Os interessados em adotar um cão ou gato são entrevistados e recebem orientações sobre como lidar com o animalzinho. Existem inúmeros cães e gatos, de vários tamanhos, cores e temperamentos, alegres, divertidos e capazes de encantar qualquer pessoa que se disponha a abrir seu coração a eles, com cuidados e atenção!

O cadastro do Registro Geral Animal (RGA) é outro serviço prestado pelo CCZ, muito importante e ainda pouco difundido. Caso o cão ou gato tenha RGA e se perca, ao chegar ao CCZ será identificado e os donos contatados! Uma história que poderia ser muito triste acaba tendo um final feliz com esta medida bastante simples!

Além disso, este órgão realiza gratuitamente a vacinação contra a raiva, em postos de vacinação na cidade de São Paulo.

No CCZ também é possível realizar a castração dos animais, o que auxilia no controle populacional de cães e gatos, medida essencial para evitar o abandono.

Neste sentido, conhecendo um pouco mais sobre o árduo trabalho realizado pelos profissionais do CCZ e o dia a dia deste órgão, constata-se que um grande problema reside na irresponsabilidade de pessoas que abandonam e maltratam os animais que são ali recolhidos. Sim: o excesso de lotação dos canis deve-se, especialmente, a falta de noções básicas da população em geral do que realmente significa posse responsável de animais de estimação.

Mas, por outro lado, é extremamente recompensador constatar a boa vontade de pessoas que se preocupam com esta realidade e dispõem de seu tempo e conhecimentos para proporcionar uma vida melhor para os animais recolhidos.

Inúmeras iniciativas realizadas voluntariamente ocorrem dentro do CCZ e não são do conhecimento geral da população. Apenas para citar alguns deles: banhistas e tosadores dão banho e tosam cães e gatos; todos os domingos acontecem as Cãominhadas, onde voluntários de disponibilizam a passear pelo espaço interno do CCZ com os cães, que passam a ter uma atividade semanal ao ar livre; adestradores ensinam comandos de obediência e capacitam os agentes, visando facilitar as adoções, diminuir as devoluções por problemas comportamentais e auxiliar os profissionais do CCZ a lidar com várias facetas do comportamento canino.

Mesmo para aqueles que desejam colaborar de alguma forma com os cães e gatos ali abrigados, mas não podem estar presentes, existe a possibilidade de doação de ração, comedouros, guias e coleiras, caminhas e outros objetos de uso geral pelos animais.

Quer adotar um cão ou gato? O CCZ fica na Rua Santa Eulália, 86, próximo ao metrô Carandiru.

Quer ser voluntário em alguma das atividades ali desenvolvidas? Entre em contato com o Setor de Educação e Voluntariado do CCZ, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone: (11) 3397-8920.

Para saber mais sobre RGA, castração campanhas de vacinação e voluntariado, acesse: http://www9.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/sms/probem/.

Se cada um fizer um pouquinho, certamente a vida de muitos cães e gatos a espera de um lar poderá ser muito, muito melhor!

Texto também pulicado na Revista Expressão, edição 90
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho! Em minha infância vi muitas vezes a carrocinha pegando os animais sem o menor cuidado e colocando lá de qualquer maneira, misturando os pobrezinhos que acabavam feridos, pelo tratamento ou por outro animal. Que bom que essa história de horror teve mudanças significativas! Fiquei feliz, de verdade!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho. Isto é verdadeiramente evolução.

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.