sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dicas - Como evitar que cães pulem nas visitas?

Praticamente todos que têm um cão como companhia já se depararam com a seguinte situação: uma visita chega a casa e é “recepcionada” pelo cachorro da família, que, com saltos enormes, pula nas pessoas, todo feliz e radiante...
Este comportamento costuma ser inconveniente no cão adulto e, dependendo do porte, o amigo de quatro patas pode até machucar uma criança pequena ou uma pessoa idosa. Esta é, inclusive, uma das reclamações mais comuns entre os donos de cães?
POR QUE AGEM ASSIM?
Cachorros são animais extremamente sociais, que necessitam muito do convívio com os humanos. E pular nas pessoas é uma forma que o cão encontra de interagir e conseguir atenção.
Quando há em casa um lindo e pequeno filhote, as pessoas, em geral, não costumam se incomodar com os pulos. Muito pelo contrário: acabam encorajando o cãozinho, fazendo muito carinho e pegando-o no colo!
O peludo, então, acaba sendo recompensado por aquele comportamento, já que conseguiu exatamente o que queria: atenção e contato físico!
Mas o amigo vai crescendo, crescendo... Dependendo do tamanho do cachorro quando adulto, os pulos de alegria podem derrubar uma pessoa!
E qual a reação mais natural nestes casos? Colocar as mãos sobre o cão, dizendo: “Ei, pare, não suje minha roupa!”
Para o cão, a leitura é outra: ele simplesmente acha que a pessoa está brincando alegremente com ele, já que mantém contato físico, verbal e visual!
ENTÃO, COMO EVITAR OS PULOS?
Para começar a mostrar ao cão que pular nas pessoas não é um comportamento desejado, deve-se ter como princípio básico uma atitude simples: não interagir com o cachorro nesta situação!
E isto significa manter-se parado, cruzar os braços, virar de costas e ignorar totalmente o cão! Caso os pulos se tornem mais e mais insistentes, o ideal é que o “alvo” retire-se do ambiente, só retornando quando o cachorro estiver mais calmo.
Esta medida acaba frustrando o cão, que não consegue aquilo que mais deseja no momento: interação com os humanos.

Além disso, se o cão for ensinado a sentar sob comando, fica mais fácil ainda mostrar a ele qual atitude será recompensada. Para tanto, é necessário que a pessoa ignore totalmente sinais de euforia ou pulos, diga o comando “senta” e, só então, com ele calmo e sentado, ofereça uma recompensa (um petisco gostoso) e faça bastante carinho!
Este será a “prêmio”, e o cachorro logo começará a entender que a interação será bem mais legal quando estiver calmo e sentado! Quando isto ficar bem claro, ele passará a se sentar na frente das pessoas com as quais deseja ter contato!  
ENSINAR DESDE CEDO
Para evitar situações embaraçosas com visitas – ou até mesmo perigosas, já que um cão muito grande pode derrubar alguém mais frágil – o ideal é que seja ensinado desde filhote a não pular nas pessoas.
Muitos, no entanto, gostam de receber um caloroso abraço de um cachorro grande e festeiro.
Para tanto, mais uma vez, é importante o treino de comandos: pode-se ensinar o cão a pular, batendo no peito e dizendo “upa”, ou “abraço” e somente nestas situações ele saberá que está liberado para um pulo.
Assim, fica claro que paciência e determinação são cruciais para ensinar o cão a não pular nas pessoas!
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.