quarta-feira, 23 de junho de 2010

Seu cão está no peso ideal?

Atualmente, sabe-se que um cão no peso ideal é mais saudável e pode viver muito mais. Exatamente como acontece com os seres humanos. Por outro lado, um cão obeso pode apresentar vários problemas de saúde, como diabetes, cardiopatia, além de males ortopédicos, causados pelo desgaste excessivo dos ossos.
Mas, diante da grande variedade de tamanhos e composição corporal de nossos cães, como saber se está obeso? Ou magro demais? Ou dentro do peso ideal?

No site da Purina há uma tabela bem detalhada sobre como identificar a "situação" de seu cão, conforme passo a transcrever:

Características do Estado Corporal

1. Emaciado

Costelas vértebras lombares, ossos pélvicos e todas as proeminências ósseas evidentes a uma certa distância. Nenhuma gordura corporal discernível. Perda óbvia de massa muscular.

2. Muito Magro

Costelas vértebras lombares, ossos pélvicos e todas as proeminências ósseas facilmente visíveis. Nenhuma gordura palpável. Perda mínima de massa muscular.

3. Magro

Costelas facilmente palpáveis e podem ser visíveis sem nenhuma gordura palpável. Topos das vértebras lombares visíveis. Os ossos pélvicos estão ficando proeminentes. Cintura e afinamento abdominal óbvios.

4. Abaixo do Peso Normal

Costelas facilmente palpáveis, com uma camada mínima de gordura. Cintura facilmente notada, vista de cima. Abdômen afinado quando visto do lado.

5. Ideal

Costelas palpáveis sem excesso de camada de gordura. Cintura observada atrás das costelas quando vista de cima. Afinamento abdominal evidente.

6. Acima do Peso Normal

Costelas palpáveis, com um pequeno excesso de camada de gordura. Cintura discernível quando vista de cima, mas não é proeminente. Afinamento abdominal aparente.

7. Pesado

Costelas palpáveis com dificuldade, camada de gordura pesada. Depósitos de gordura perceptíveis sobre a área lombar e base da cauda. Cintura ausente ou quase imperceptível. O afinamento abdominal pode estar ausente.

8. Obeso

Costelas não palpáveis sob a camada de gordura muito pesada ou palpável apenas com uma pressão significativa. Depósitos de gordura pesados sobre a área lombar e base da cauda. Cintura ausente. Nenhum afinamento abdominal. Uma distensão abdominal pode estar presente.

9. Demasiado Obeso

Depósitos de gordura volumosos sobre o tórax, espinha e base da cauda. Cintura e afinamento abdominal ausentes.

As definições acima podem parecer subjetivas, mas a visualização se torna mais fácil após análise das ilustrações abaixo:




Muitas pessoas acabam alimentando seus cães muito mais do que o necessário e efetivamente saudável, pois não aguentam a "cara de pidão", e acreditam que o peludo está com fome... Mas não podemos nos esquecer que os cães apresentam apetite voraz na maior parte do tempo. Esse comportamento foi herdado de seus ancestrais, que tinham comida escassa e não sabiam quando poderiam jantar a próxima caça...

Mas, para os cães de hoje em dia, que se exercitam cada vez menos e tem muito mais alimento (e guloseimas) à disposição, comer demais pode significar graves problemas de sáude!
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

8 comentários:

  1. Ótimo ler tudo isso, Cássia! Às vezes, exagero nos biscoitos!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria Teresa! É realmente difícil resistir às demonstrações de alegria dos cães quando lhes damos guloseimas!! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Legal Cássia ! Há pouco mais de um mês, eu postei algo sobre o Husky da minha mãe, que está obeso.

    Estou dando um duro danado pra fazer ele emagrecer. Aumentei drasticamente a atividade física dele, e estou brigando para manter a quantidade de ração dele adequada. O problema é que, como não moro lá, não sei o que acontece quando não estou vigiando.

    Logo, logo, eu posto os resultados no Blog do Cookie. Ele já tá melhorzinho, mas ainda está gordo.

    ResponderExcluir
  4. Que legal, Daniel! Tire fotos dele, antes e depois, para mostrar bem a diferença! Tenho certeza que você, com esta iniciativa, certamente proporcionará melhor qualidade de vida a ele!

    ResponderExcluir
  5. É verdade, isso é muito importante. Ainda mais quando queremos agradar os bichinhos com petiscos e guloseimas! Tem que ter equilíbrio.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raquel! Equilíbrio, em tudo que diz respeito à nossa convivência com os cães, é suficiente para garantir aos peludos uma vida muito feliz e saudável! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Tenho um labrador de 3 meses de vida, meu pai falou que ele está magro, para mim ele está na fase de crescimento é cheio de energia come bem. O que faço? Será que ele tem verme?

    ResponderExcluir
  8. Oi, May! Olha, te aconselho a procurar um veterinário de confiança para que seu Labrador passe por um check up, inclusive com exame de fezes, para constatar a presença de vermes. Um abraço!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.