quinta-feira, 17 de junho de 2010

Raças - Shih Tzu

Eu não poderia deixar de iniciar meus posts sobre raças com outra que não fosse o querido... Shih Tzu!



ORIGEM

O Shih Tzu é uma raça chinesa bem antiga. Suspeita-se que descenda de cruzamentos entre Lhasas Apsos, Pugs e Pequineses.

Foram muito queridos nos castelos imperiais chineses, onde eram muito mimados e vistos como cães sagrados!

O nome “Shih Tzu” significa “leão” em chinês, em razão de suas características físicas: pequenos, mas sólidos, não tão frágeis quanto outras raças de pequeno porte. O formato da cabeça lembra um crisântemo e a cauda é curvada sobre as costas.

TEMPERAMENTO

O Shih Tzu é um cão de companhia tranquilo, companheiro, brincalhão e independente. Não é daqueles que querem colo o tempo todo, mas gostam de estar sempre perto dos donos, acompanhando seus movimentos, mesmo que de longe...

Cães desta raça costumam ser bastante “festeiros” com pessoas estranhas, outros cachorros e crianças. Além disso, trata-se de uma raça silenciosa, que late muito pouco.

ENERGIA

Os Shih Tzu são alegres, mas não aguentam longas sessões de exercícios, especialmente em horários muito quentes. Não são nada esportivos! Gostam de brincar, mas logo procuram um cantinho para uma soneca. Não necessitam de longos passeios diários: dois por dia, de 20 minutos cada, são suficientes para que se exercite bem.

Seu temperamento tranquilo permite que aguentem melhor que outros cães períodos de solidão, quando tiram longas sonecas (é um cão bem dorminhoco!). Mas isso não significa que devam ser deixados sozinhos por muito tempo, pois cães de qualquer raça são animais sociais e precisam da companhia e interação para se manterem mentalmente saudáveis.

Vejam também aqui a forma deliciosa como a Adriana, do AuAurélio descreveu o temperamento desta raça tão querida para nós!

SAÚDE E CUIDADOS

Shih Tzus costumam ter poucos problemas de saúde, mas deve-se prestar muita atenção aos olhos, que são grandes e lacrimejantes, devendo ser frequentemente limpos com gaze embebida em soro fisiológico. É comum que se machuquem ao se coçar ou ao xeretar objetos pontiagudos.

Também costumam ter inflamações no ouvido, o que demanda limpeza constante das partes interna e externa das orelhas.

A pelagem é longa e macia, mas necessita de escovação diária para que não se formem nós. Manter o Shih Tzu com a chamada "tosa filhote" facilita a vida de todos e o deixa com uma carinha linda!



CRIAÇÃO

Como é bastante usual, raças que estão na “moda” costumam ser alvo de pessoas que só visam lucro com a venda de filhotes. Assim, surgem cães com desvios de comportamento e graves problemas de saúde. E não tem sido diferente com o Shih Tzu, que vem se tornando cada vez mais popular como um cãozinho de companhia ideal!

Assim, caso você opte por ter um Shih Tzu, procure criadores idôneos e que prezem pelo bem estar e saúde dos cães.  Um criador sério te entrevista, exige castração e acompanha a fase de adaptação do filhote.

* Este texto (com algumas alterações) e uma foto diferente, também foi publicado no blog do Dr. Pet.

Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

12 comentários:

  1. Dos cães de companhia, o shih tzu é o meu preferido. Você não teve problemas com coprofagia? Vários shih tzus que passaram pela loja apresentavam esse comportamento...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sim, a minha apresentou coprofagia quando ainda era filhote. Consegui contornar não limpando na frente dela, jogando produto com gosto amargo e deixando no lugar e distraindo-a para recompensá-la por ter feito no lugar correto. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um casal de shitzu o meu machinho passou por essa fase... mais ele parou, no começo me assustou qdo eu via ele comer o cocô dele eu até chorava, conversei com o veterinário e ele me explicou tudo a respeito e meu deu algumas dicas, hj ele não faz isso mais, vale a pena tentar algumas dicas, vc vai achar uma que funciona com o seu bebê. Beijos a todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jakeline! Obrigada por dividir sua experiência aqui conosco! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá ! Meu nome é Rozalia.
    Bom sou "mãe"de um filhote de Shih Tzu de 8 meses, ele simplesmente é umaa das razões do meu viver. Como estou desempregada, então a nossa ligação é 100%, e isso de alguma forma acaba atrapalhando pois ele é mt grudado em mim e claro mimado. Ele é o "relaões públicas" do prédio onde eu moro, é raro quem não o conhece, pois costuma mexer com todos e ainda se acha no direito de ficar magoado quando não dão bola pra ele. Bom ele agora começou a fase de querer "agarrar" o meu braço e do meu marido. Não sei se é a melhor forma, mas estamos inibindo ele de fazer isso dando bronca, chamando atenção dele. Outra questão que me preocupa é que mesmo tendo o tapete higienico e de eu ter treinado ele fazer as necessidades no tapete, infelizmente depois que comecei a andar na rua com ele, sou obrigada a descer 3 vezes ao dia pra ele fazer as necessidades dele, ele praticamente abandonou o tapete, e se estou fora e não tenho como descer ele segura o tempo que for possível. Moro no litoral catarinense e ultimamente tem feito um sol terrível e o coitado ta sofrendo e muito com o calor, vive esparramado no piso que é lajota. Bom é isso, ah o nome dele é Frederico de pelagem bicolor, LINDO, pena que Nao tem espaço pra colocar uma foto dele..Um grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Rozalia! Olha, quanto ao hábito de fazer necessidades somente na rua, te recomendo a leitura do seguinte artigo: http://www.caocidadao.com.br/artigos_caes.php?id=127&categoria=Caes. Realmente, o hábito pode se tornar um problema e é interessante que você faça os treinos para mudá-lo. E sabe que me deu uma boa ideia? Em breve vou escrever um post sobre o assunto. Sobre o Frederico agarrar os braços, realmente é recomendado o uso de alguma bronca e também frustrá-lo, ou seja, se estiverem brincando e dando atenção, parem imediatamente e passem a ignorá-lo. O Fred deve ser lindo, gostaria de ve ruma foto dele! Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Tenho uma shih tzu de 7 meses. Ela sempre fez as necessidades direitinho (na bandeja com jornal), porém há mais ou menos dois meses começou a fazer errado. Acredito que seja porque a levamos em uma viagem e lá ela não fez no jornal.
    Eu tento pega-la no flagra para ensinar o local certo, mas tenho notado que ela percebeu isso e só faz quando me distraio. Aliás, ela não faz perto de mim, procura um lugar mais distante.
    Como não consigo pega-la no momento em que faz, não posso brigar. Mas está ficando insuportável. Passo o dia perseguindo ela e limpando as sujeiras que faz!
    No demais é uma cachorrinha muito adorável, obediente e boazinha, estou estranhando muito esse comportamento.
    Ela fica pouco sozinha, pois trabalho em casa.
    Espero que possa me ajudar. Att, Graziela (grazy05@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Gostaria de dizer que gostei muito da matéria e acredito que vá me ajudar com a minha pequenina. Tenho duas shih-tzu, a mais velha de 3 anos que NUNCA me deu trabalho algum, graças a Deus nunca manifestou esse hábito não agradável para os humanos de comer fezes e ela também aprendeu muito rápido a fazer suas necessidades no tapetinho...ela é uma linda!!!
    Agora, faz apenas 1 mes e meio que adotei uma outra shih-tzu, que tem 3 meses...ela é um bebe, fofa, linda....mas como cocô.....pior que come dela e a da minha outra cachorrinha. Estou entrando em desespero, fico trancada o dia inteiro com as duas para vigiar o que está acontecendo...quando ela faz cocô e estou por perto, ela não come...mas quando estou fora, ela faz a festa!!!! isso me irrita profundamente.....ah!!! ela aproveita a madrugada tbm para comer sem que eu veja. Estou dando um remédio que o veterinário indicou, mas acho que não está funcionando nada, parece que ela tem mais vontade. Ela tem alguns surtos de vontade, creio eu. Digo isso porque muitas vezes ela faz e nem dá bola, mas tem dia que parece que ela tá sofrendo e quer porque quer comer o cocô....outro dia, a vontade dela era tanta que ela se virou e comeu um pedaço, assim que acabou de fazer suas necessidades. Eu a repreendi, falei alto com ela e tentei tirar da boca....mas não consegui, ela já tinha engolido. Sinceramente, estou desesperada e com medo que minha outra cachorrinha, tao limpinha e educada, acabe aprendendo e comendo tbm. Me ajudem...preciso de um cosolo, pois choro quase todos os dias por causa disso!!! obrigada e abçs!!!!

    ResponderExcluir
  9. eu tenho uma,e ela se chama LILIKA é novinha ainda,muito fofa, e dorminhoca dms ,preguiçosa.. quase nao brinca..mais ama um cafuné,pula no sofá só pra receber carinho, e muito teimosa.. abre a janela e sai para fora.. qnd chego ela esta no quintal..mais a amo..minha lilika..uma cachorrinha dócil,carinhosa,e não da um 'pingo' de trabalho :)

    ResponderExcluir
  10. ola queridos! amei a materia, sempre foi um sonho ter uma shih tzu mas nunca pude, hj graças a Deus vou buscar uma femea q ja tem 6 aninhos, eu queria muito saber se ela ja é adulta, ou se tem algum cuidado especial por ja ter essa idade, estou super ancioa pra conhece-la! fico preocupada pq quero saber como devo cuidar, se tem segredos, ou truques pra q de tudo certo, a vdd é q a principal dica nos aqui de casa temos q é ter muito amor, mas é sempre bom ler materias como essa pra estar mais por dentro dessas vidinhas tão especiais! obrigada pela materia viu? bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que legal que vai adotar uma Shih Tzu adulta! A minha tem 6 anos, ou seja, já adulta. Nenhum cuidado especial, a não ser um check up com um veterinário de sua confiança, para saber como anda a saúde dela. E se tiver contato com os antigos donos, seria interessante saber como é o temperamento dela, as coisas de que ela gosta, etc. Boa sorte!

      Excluir
  11. Eu amo o meu shitzu.ele tem 11 meses. E super companheiro um grude...eu morro de ciúmes dele e ele de mim... somos inseparáveis ...adotei ele em junho do ano passado... meu marido tambem trata muito bem dele...somos uma família feliz...Nos três ...

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.