quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dicas para passear com o cão sem ser arrastado

Todos sabemos o quanto os passeios são importantes para o cão que tem chance de gastar energia, se aliviar, cheirar e sociabilizar com outros companheiros da mesma espécie.

Mas, por outro lado, quem nunca passou pela experiência de tentar fazer um passeio calmo e tranquilo com seu cão e de repente, ser praticamente derrubado no chão quando o peludo vê algo interessante um pouco mais à frente?

Esta é uma situação bastante comum, que pode acontecer tanto com cachorros grandes quanto com pequenos (que viram, de repente, pequenos e saltitantes cangurus!). Mas há solução para este problema e, com treinos e disciplina, é possível tornar o passeio agradável!

O passeio começa em casa

Antes de sair com o cão, é muito importante que todo o ritual que antecede este momento seja feito de forma calma e tranquila: pegar e colocar a guia, passar pela porta, chegar à rua. Muitos gostam da imensa excitação de seu amigo só de ver a guia ser manipulada! Mas isso não faz bem ao cão, que entra em um estágio de ansiedade que tende a se estender para o passeio na rua...

Por isso, tudo deve ser feito devagar, em tom de voz baixo e calmo. Se o cão se agitar, é importante parar tudo, largar a guia e só retomar as providências para sair quando ele estiver bem tranquilo.

No início, este treino pode parecer impossível, especialmente para cachorros já muito adaptados a tamanha “bagunça” na hora da saída para o passeio. Mas com tempo e insistência no treino, a tendência é que o cão comece a perceber que a recompensa por se portar de forma calma será, justamente, sair para um bom passeio!

Na rua

Antes de mais nada, importante lembrar que nunca se deve caminhar com o cão sem guia. Isto pode causar graves acidentes.

Para evitar um passeio com puxões o tempo todo, uma boa técnica a ser utilizada é a do “ziguezague”: quando o cachorro começar a puxar na direção em que deseja, o dono deve frustrá-lo, virando-se rapidamente para o lado contrário. Com isso, o cão começará a notar que o passeio fica muito sem graça e irá prestar mais atenção no dono, para saber que direção deve tomar. Todas as vezes que o cachorro prestar atenção no condutor, deve ser bastante elogiado e recompensado, para que perceba que este é o segredo para uma caminhada bem legal!

A recompensa nestes momentos é fundamental: muitos elogios, um petisco gostoso toda vez que o cão estiver prestando atenção no dono e andando ao seu lado.

Guia de cabeça


A chamada “guia de cabeça” funciona como um “cabrestinho” e permite ao dono virar a cabeça do cão para o outro lado quando este estiver puxando muito. Não é necessário o uso de força e sua utilização costuma ser muito boa, quando o cão se acostuma com ela, o que deve ocorrer de forma gradual e sempre associada a coisas boas.

A Gentle Leader está sendo cada vez mais utilizada no Brasil (na Europa e EUA, praticamente todos os cães já a utilizam) e costuma ter um resultado muito bom! Ela permite ao cão arfar, respirar, brincar e beber água!
De qualquer forma, com paciência e consistência nos treinos, o passeio, tão importante para qualquer cão, acaba se tornando um momento de prazerosa interação entre cachorro e dono!

Observação importante: neste verão escaldante, passeios devem ser feitos somente nos horários mais frescos e sempre deve ser oferecida água ao peludo!
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

8 comentários:

  1. Cassia:
    Esses passeios são um verdadeiro drama, pois como não vejo meus amigos a semana toda, a ansiedade já começa quando eles me veem, independente de eles saíres do canil. Ansiedade em dobro! Mas vou cuidar de aprender tudo o que você ensina para saber tratar melhor deles.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria Teresa! Posso até imaginar a cena: seus dois grandões loucos para falar um "oi" quando você chega! Realmente, você vai perceber que, sem muita ansiedade, a traquilidade em geral parece surgir como mágica! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito legal! Compartilhado no Dono Cãociente: http://www.facebook.com/donocaociente
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Lembra daquele passeio com o Kevin, no parque do ibirapuera?! Ficou na história! Infelizmente o Kevin nunca foi treinado para andar na rua ou mesmo sociabilizar com outros cachorros. Bjs, Xuxu!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Silvia! Nossa, obrigada! Muito legal a iniciativa do Dono Cãociente! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Xuxu! Nossa, este dia vai ficar para sempre na minha memória! Falando sério: tantas coisas que poderiam ter feito o Kevão curtir tanta coisa legal, né?!? Mas olha, eu acho que é tempo, sabia? Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Cassia,
    parabéns pelo post!
    Enviei para o meu grupo de clientes (com a devida citação e link) por concordar com tudo que diz nele. Ficou ótimo!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Emmanuelle! Obrigada, querida! Fico muito feliz com este tipo de reconhecimento! Beijos!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.