quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Banhos com que frequência?

Muitas pessoas acham essencial, muito importante, dar banho em seu cão pelo menos uma vez por semana. Sei, inclusive, de outras que levam o peludo ao pet shop duas vezes por semana pois, se assim não fizerem, o "cheirinho" começa a surgir...

Ora, eu tenho uma opinião bem consolidada quanto a isso: pessoas que não gostam de cheiro de cachorro, simplesmente NÃO DEVERIAM TER UM CACHORRO COMO COMPANHIA!


 
Por outro lado, como já postei aqui, os banhos frequentes não são indicados, pois podem causar problemas de pele. Escovação rotineira é muito mais útil para limpeza, pois retira os pelos mortos e ativa a circulação sanguínea.

"Ai, nãoooo....Outro banho não!"

Alexandra Horowitz, no ótimo livro "A Cabeça do Cachorro", dá uma outra justificativa muito interessante para tentar mostrar às pessoas que nossa mania de limpeza sem fim acaba tirando do cão características que lhes são peculiares:

"Minha vizinhança não só possui uma abundância de pet shops, como também é visitada por um serviço móvel em uma caminhonete, que vai até sua casa para pegar, banhar, escovar e, portanto, 'descachorrar' seu animal para você. Sou solidária com os donos que têm uma tolerância mais baixa do que eu a detritos e poeira em suas casas: um cão bem andado e bem cansado é um eficiente espalhador de sujeira. Porém, ao banhá-los tanto, estamos privando nossos cães de algo - isso só para falar no entusiasmo exagerado de nossa cultura pela limpeza doméstica, inclusive na cama de nossos cães. O que cheira a limpo para nós é um cheiro de limpeza química artifical, algo claramente não biológico. A fragrância mais suave presente nos produtos de limpeza ainda é um insulto olfativo para um cão. E, embora possamos preferir um espaço visualmente limpo, a verdade é que um lugar totalmente livre de cheiros orgânicos seria um ambiente empobrecido para os cachorros. É melhor manter uma camiseta bem velha por perto e não esfregar o chão por um tempo.O próprio cão não tem nenhum impulso para ser o que chamamos de limpo. Não surpreende que, após um banho, ele se apresse a se esfregar vigorosamente em um tapete ou na grama. Ao banhá-lo com xampu de coco e lavanda nós o privamos temporariamente de uma parte importante de sua identidade."

Bom tema para reflexão, não?


Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

4 comentários:

  1. Oiiii, estava com saudades de você!!!
    Audoro esse cãotinho!
    Uma ótima noite...

    Lambeijokas

    Lola

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lola querida! Saudades de você! Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Dou banho nos meus labradores de dois em dois meses, eles repelem a sujeira, é engraçado rsrsrs Eles, depois de brincar muito, se deitam no chão pra descansar e quando levantam o chão está cheio de terra e eles limpinhos! Adorei o blog!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Arissa! Que bom exemplo você dá: realmente, não é necessário dar banhos frequentes em Labradores! Obrigada pelo comentário e seja sempre muito benvinda!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.