terça-feira, 3 de agosto de 2010

Resposta a comentário no blog - meu cão sentirá se for doado?

Recebi o comentário abaixo transcrito e achei interessante respondê-lo publicamente (evidentemente sem exposição da pessoa), de forma a incentivar uma reflexão sobre o assunto:

oi meu nome é ..........!
e estou muito inteciso pois tenho dois cachorros e minha mae quer que eu doo uma cachorra para a visinha
só que eu peguei ela coom 2 meses de vida será que ela vai sentir se eu der ela para a visinha? me responda o mais rapido possivel no twitter ou facebook ou orkut!
(...) por favor me responda se tiver resposta para a minha pergunta

Caro leitor, eu tenho uma resposta para sua pergunta, baseada em minhas convicções e vivência atual com cães. E minha resposta é: SIM, ELA VAI SENTIR! Não sei há quanto tempo esta cachorrinha está com você, nem tampouco o grau de afetividade que ela tem com as pessoas da casa. Mas cães, assim como nós, sentem as alterações de rotina em sua vida e precisam de tempo para adaptação a novos ambientes, convívio com novas pessoas e animais. E se ela é realmente apegada a alguém da casa, com certeza, sentirá bastante!


Também não há menção em seu comentário acerca do motivo que leva a sua mãe a querer doar a cadelinha. Trata-se de algum problema comportamental? Se sim, já procuraram informar-se sobre o problema ou procuraram ajuda especializada?

De qualquer forma, em algumas situações, a doação acaba sendo mesmo a melhor alternativa (até para o próprio cão), mas devemos sempre respeitar o período de adaptação deste à nova vida, procurando ambientá-lo da forma mais tranquila possível. Também é ideal que, se for realmente doada (aqui cabe frisar que a pessoa a recebê-la deverá ser responsável e amorosa com ela - cabe a vocês averiguar isso!), deve ser castrada antes, para que sejam evitadas crias indesejadas no futuro, como eu já andei falando aqui no blog.

De qualquer forma, sua pergunta leva, uma vez mais, à reflexão sobre posse responsável, já que, qualquer pessoa que deseje ter um cão como companheiro, deve estar ciente quanto às suas necessidades básicas e, principalmente, de que não se trata de um objeto que possa ser descartado quando não é mais interessante.

Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

2 comentários:

  1. Pois é, isso é uma coisa extremamente séria ! É necessário pensar muito bem antes de adotar, ou comprar um cão...
    Agora, no caso aí de cima, se a vizinha tiver condições de criar melhor, e realmente gostar de cães, talvez seja até melhor. Além do mais, o cão nem ficará tão longe assim.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Daniel, concordo com você! Eu realmente torço para que, qualquer que seja a decisão, ela beneficie a cadelinha...

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.