sexta-feira, 15 de abril de 2011

Por que os cães odeiam ficar sozinhos?

Muitas pessoas, ao buscar um cão ideal, questionam sobre qual seria a melhor raça para ficar sozinha durante várias horas por dia. Mas a resposta mais correta a esta pergunta é: nenhuma raça! Ou seja, nenhum cão deve, idealmente, ser deixado sozinho por longos períodos, pois eles simplesmente sentem-se péssimos nesta situação!

Mas por que isso ocorre?

Cães são animais sociais, que carregam em seus genes a necessidade de viver em grupo. Os ancestrais do atual cão doméstico sempre viveram em grupo, o que garantia a sobrevivência de todos, já que, como diz o ditado, “a união faz a força”.

As caçadas eram feitas por membros do grupo, o que garantia a alimentação, a defesa de todos também era exercida por mais de um membro da “equipe”, garantindo-se, assim, a integridade do todo.

Hoje em dia, os cães que vivem ao nosso lado não necessitam destas atividades e funções, até porque muitos vivem em casas como o único membro da espécie canina por perto...

Mas o instinto de sentir-se parte de um grupo, sentir segurança ao estar inserido dentro de um grupo, ainda prevalece. E o fato do ser humano ser também um animal social facilitou bastante a convivência entre as duas espécies.

E, quando o cão, que estava muito feliz e relaxado com os donos, é deixado sozinho, certamente sentirá ao menos um desconforto.

Aqueles muito apegados aos humanos da casa, chegam a sofrer visivelmente, com demonstrações angustiantes: latidos em excesso, auto mutilação, destruição, apatia. Nestes casos, o nível de estresse do cãozinho atinge níveis preocupantes, podendo gerar a chamada síndrome da ansiedade de separação, sobre a qual já tratamos aqui.

O quer fazer?

A realidade da maioria dos donos de cães leva-os a deixar o cão sozinho em determinadas situações. Assim, existem algumas dicas a serem seguidas no dia a dia, para que este momento não seja tão desagradável para o amigo de quatro patas.

O dono deve sempre estimular a independência de seu cão. Muitas pessoas sentem uma grande necessidade de ter o peludo sempre por perto, já que isto traz um grande conforto. Mas tal conduta não faz bem ao cão, pois, quando deixado sozinho, tende a desesperar-se.

Assim, treinar o comando “fica” para que o cachorro possa perceber que o dono sai do cômodo, mas em seguida volta, ajuda a diminuir a necessidade do cão de ser sua “sombra”.

Estimulá-lo a interagir com brinquedos que não necessitam da interação com as pessoas também. Enriquecer o ambiente onde o cão costuma ficar com brinquedos ou ossos mastigáveis ou brinquedos que liberam comida, é uma boa pedida. Leia mais dicas sobre enriquecimentos ambiental clicando aqui.

Deixar o local bem familiar com as situações cotidianas é outra medida interessante: permitir que ele fique onde sempre está com a família, deixar roupas com cheiros dos donos e sons naturais da casa confortará o amigo.

Finalmente, não fazer da saída e do retorno ao lar um momento de muita excitação auxilia o cão a não esperar tão ansiosamente pela volta dos humanos.

As dicas acima são bastante úteis, mas é importante lembrar que um dos elementos essenciais ao bem estar e felicidade do cão é estar perto daqueles que ama!
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

5 comentários:

  1. Por isso que eu aumo a Tia Cássia!!!
    Falou tudo tia!!!
    Eu odeio muito ficar sozinha.... não lato não... mas fico numa tristeza.....
    Beijinho e bom fim de semana!!!!
    Scully

    ResponderExcluir
  2. óla somos 2 irmazinhas que fomos resgatadas muitos pequininas ainda e hoje temos 4 anos e muita energia. Não gostamos muito de ficar sozinhas, mas nossa dona (Susan) tem que trabalhar- os vizinhos uma vez reclamaram muito e a Susan ficou muito triste com eles- pq eles fazem muito barulho- entao hoje- a gente so late quando escuta algum barulho- pq a Susan aprendeu umas coisinhas legais como deixar um monte de brinquedo recheado de petisco- a gente ADORA- e ela esconde pela casa...isso depois de ter levado a gente por um belo passeio- mas mesmo assim- se ela sabe que vai ser uma dia muito muito longo- e ela vai chegar tarde- vem uma amiga cuidar da gente- para garantir que a gente nao vai aprontar, né..pq a gente gosta de fazer arte ainda... A Susan tambem nao da carinho quando chega em casa- a gente descobriu que ela so fala um super oi quando a gente fica calminha...a gente ate sabe mas a gente esquece e quer pular!nela... obrigada pelas dicas...ahhh a Susan mandou dizer que adora seu blog...beijos Sofia e Vitoria

    ResponderExcluir
  3. Adorei os comentários das "leitoras caninas" Scu, Sofia e Vitoria! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Verdadeeeee!
    ODEIO ficar em casa sozinha, por isso, sempre que possível , alguém fica de "plantão", heheheeh...
    Lambeijos da Brenda!

    ResponderExcluir
  5. Que bom, Brenda! Os humanos te entendem - rsrs! Bjs

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.