sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Leishmaniose - não dá mais para ficar de fora!

É preciso falar sobre leishmaniose visceral. Estudar, debater, previnir.

A doença cresce a cada dia e as maiores vítimas tem sido justo quem?? Os cães! Mas não por serem contaminados e acabarem morrendo em decorrência da doença... Não! Eles tem sido sumariamente EUTANASIADOS pelas autoridades públicas em razão de serem hospedeiros do protozoário que causa a leishmaniose!

Apesar da prevenção ser perfeitamente possível, prefere-se eutanasiar animais, ao invés de encarar o problema de frente, com seriedade! Mas é possível evitar a eutanásia, já que ninguém é obrigado a entregar seu cão às autoridades em caso de resultado positivo no exame. A doença tem tramento e é possível pleitear esse direito judicialmente.

E pior: não somente os cães são hospedeiros. Vários animais, inclusive o próprio homem! O mosquito palha é o grande vilão da história pois, ao picar um hospedeiro, pode transmitir o protozoário. Combater o mosquito é, de longe, a melhor forma de vencer a calazar!

Trata-se de uma doença grave, infecciosa, que deve ser combatida. E as melhores armas: prevenção, educação e divulgação!

O cartaz abaixo, que foi publicado e criado com a ajuda da Ana Corina, do Mãe de Cachorro, merece ampla divulgação. As informações são claras, didáticas e elucidativas:


Reflita, previna, divulgue!
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.