sexta-feira, 23 de julho de 2010

Por que castrar?

Apesar de não concordar com algumas metodologias utilizadas por Cesar Millan, o video abaixo, produzido pela "Millan Foundation", é digno de elogios e resume de forma muito poética como a castração ajuda a prevenir o abandono de peludos.

Todos os que tem contato com proteção animal sabem do grande número de ninhadas e fêmeas prenhes que são abandonados diariamente... Apesar de parecer algo inconcebível para todos os que gostam de cães, é, sim, uma prática muito comum. E uma forma bastante eficaz de evitar o abandono de tantos cães é a esterilização, que impede o nascimento de inúmeros filhotes cujo futuro se resumiria a muito sofrimento.

O assunto é polêmico e me parece que por um motivo simples: as pessoas, em sua grande maioria, não refletem seriamente sobre as consequências de permitir a procriação indiscriminada de seus cães.  Neste ponto, uma maior conscientização seria necessária para que o assunto passasse a ser tratado como algo primordial para proteção dos peludos.

Além de ser uma grande ajuda para evitar o abandono, a castração tem inúmeros benefícios de ordem comportamental, que merecem um post específico sobre o tema.

Você vai adotar um cão? Certifique-se de que ele já foi castrado.

Você vai comprar um cão? Se ele ainda não estiver castrado/esterilizado (se o criador for realmente sério e responsável, certamente terá esta preocupação antes de vender um filhote), tome providências neste sentido o quanto antes!



Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

6 comentários:

  1. Cassia:
    Como sempre, muito interessante a sua postagem, estimulando a reflexão e a responsabilidade vinculadas ao compromisso com o mundo animal.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria Teresa! Obrigada! Realmente, o que pretendo é fazer as pessoas refletirem sobre o assunto! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse post, pois estou refletindo sobre a castração do meu filhote e essas informações só vêm pra ajudar.
    bjão!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Raquel! Que bom saber que você está pensando sobre o assunto! Aguarde mais posts sobre o assunto em breve... Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cássia, parabéns pelo post e pelo blog!

    Seus textos são muito agradáveis e instrutivos.

    Esse sobre castração então...muito legal.

    bjs Tarsis

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tarsis! Que bom te ver por aqui! Obrigada! Bjs!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.