terça-feira, 15 de junho de 2010

Comportamento - medo de rojões (e com a Copa do Mundo, tudo piora...)

É, chegou o dia aguardado ansiosamente por tantos brasileiros! Hoje o Brasil estreia na Copa do Mundo da África do Sul! A euforia, alegria, com as ruas e pessoas coloridos de verde e amarelo, já se fazem visíveis.

Mas, para os cães em geral, alheios ao burburinho envolvendo os jogos, tudo isso pode ser muito, muito desgastante...


Assim, seguem algumas dicas que podem ser muito importantes nesta época do ano:

- caso seu cão não demonstre medo extremo ao ouvir estouro de rojões ou mesmo o som das famosas "vuvuzelas", você pode distraí-lo com os brinquedos de que ele mais gosta, fazendo do momento algo prazeroso. Pode dar petiscos nesta hora também. Assim, a associação com os barulhos será positiva;

- se o peludo demonstrar medo, não se abaixe para confortá-lo: ele entenderá que você também está com medo. Sua postura deve demonstrar muita segurança, para que ele possa se espelhar em você;

- caso seu cão prefira se esconder pois sente muito medo, não o prive disso. De preferência, deixe um cômodo livre para que ele possa se aninhar, se possível fechando janelas e portas para que o som seja abafado, o que o confortará neste momento. Um rádio ligado com uma músca tranquila melhorará ainda mais o ambiente;

- se o caso já for caracterizado como fobia (o cão treme, demonstra medo excessivo, baba, arfa, não tem apetite e pode tornar-se agressivo) consulte um especialista em comportamento animal, pois existem treinamentos que podem ser feitos nestes casos, para tentar minimizar o sofrimento dos cães. O seu veterinário de confiança pode também prescrever medicamentos ansiolíticos em casos extremos, se for o caso;

- tome cuidado com fugas: cães amedrontados podem tentar fugir para longe do barulho. Mantenha seu cão devidamente identificado com uma plaqueta na coleira, onde constem o nome dele, o seu e um telefone para contato;

- verifique se o local onde o cão está num momento tenso como este é seguro, pois alguns chegam a quebrar portas de vidro, ferindo-se gravamente, para tentar se refugiar.

O zootecnista Alexandre Rossi dá dicas sobre este problema que atinge muitos cães e também explica suas causas.

A querida Ana Corina, do Mãe de Cachorro, fez um verdadeiro e completo compêndio sobre o tema: clique aqui e leia várias matérias garimpadas por ela.

Boa torcida a todos!!


Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

3 comentários:

  1. Ainda bem que eu não sofro com esse problema! Que é realmente muito estresante para alguns, mas eu como sou muito curioso até olho para o céu pra ver o que é todas aquelas estrelinhas como fiz no último reveion... eu nem me assusto!!!

    ResponderExcluir
  2. Oie, por aqui o primeiro dia de 'Brasil na Copa' foi tranquilo, quase não ouvi fogos. Beijooooo e obrigada por ajudar a difundir este assunto tão importante.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana! Por aqui tudo até que tranquilo também! Quanto mais as pessoas souberem como lidar com o problema, melhor será para os cães, né? Beijo!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.