sexta-feira, 16 de abril de 2010

Comportamento canino - agressividade II - definições e sinais

Continuando a discussão sobre este assunto polêmico e importante para todos os que gostam e convivem com cães, é muito importante ter alguns conceitos bem claros. Vale lembrar: em muitos casos, as situações envolvendo cães com comportamento agressivo podem ser bem perigosas, sendo indicada a orientação de um profissional para que o manejo seja seguro e o tratamento, eficaz.


O que se entende, efetivamente, por comportamento agressivo de um cão? Trata-se de uma ameaça lesiva dirigida a um ser humano ou outro animal, tendo por objetivo intimidar ou machucar. 

A agressividade considerada sob o ponto de vista comportamental pode ter influência do meio ambiente, da raça do cão e herança genética, ou um pouco de cada um destes elementos.  

Mas nem toda demonstração de agressão por parte de um cão pode ser entendida como um desvio comportamental. Há, sim, o comportamento agressivo considerado normal, ou seja, aqueles em que as circunstâncias justificam a agressão. Cães, em geral, tem inibição de morder: não mordem ou, se mordem, não rompem a pele (só dão um "aviso"), a menos que injustificadamente provocados.

Neste sentido, um exemplo bastante comum para todos que convivem com cães: quem já não se deparou com um lindo cão passeando na rua com o dono e outra pessoa chega perto para acariciá-lo na cabeça e o que se vê em resposta são rosnados e latidos do peludo? Trata-se de um cão perigoso? Não necessariamente! A reação é perfeitamente normal e esperada! Imagine a cena agora do ponto de vista do cão: trata-se de um humano estranho, chegando com os braços erguidos e mostrando os dentes (num sorriso!), que tenta colocar a mão sobre sua cabeça! Evidentemente que a situação denota perigo do ponto de vista canino e uma reação do tipo "chega para lá, afaste-se de mim" é compreensível!

Já o comportamento agressivo anormal pode ser entendido como aquele em que o cão percebe ameaças onde elas não existem. Tratam-se de situações que envolvem grande risco e maior desafio para que sejam controladas, até porque fica difícil saber quando ocorrerão.

Finalmente, é muito importante conseguir perceber os sinais de agressividade que os cães geralmente apresentam antes de partir para o ataque: manter-se imóvel, tenso (com o corpo rígido) e com o olhar fixo, rosnar de boca aberta ou fechada, latir agressivamente, morder o ar, morder de fato.

No site Saúde Animal há uma figura bastante ilustrativa das diversas fases até que o cão demonstre agressividade:


Saber identificar os primeiros sinais de agressividade pode ser um diferencial importante para o tratamento e também para evitar acidentes.

Em breve, mais informações sobre os tipos de agressividade.

Fontes consultadas:

"Adestramento Inteligente", Alexandre Rossi

"Comportamento canino & felino", Debra F. Horwitz e Jacqueline C. Neilson
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.