terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

E por falar em pulgas...

O verão é, certamente, a estação do ano onde os amigos peludos mais sofrem com pequenos "hóspedes" que causam muito incômodo: as pulgas. O tempo quente e úmido é propício para o desenvolvimento destes parasitas, que se proliferam de forma assustadora. E lá vão os cães, se coçando, coçando, coçando...

Em vários meios de comunicação são veiculadas informações valiosas quanto ao combate às pulgas, bem como as consequências danosas que a falta de cuidados pode causar aos cães. Veja aqui e aqui.

Também em relação a este tema, encontrei o texto abaixo transcrito, da autoria de Leonardo da Vinci, que relata de forma divertida e inusitada o ponto de vista das pulgas:

"Dormindo o cão sobre a pele de um cordeiro, uma de suas pulgas, sentindo o cheiro de lã gorda, julgou dever ser aquele um lugar de vida melhor e mais salvo dos dentes e das garras do cão - e sem mais pensar abandonou o cão. Entrando nos tufos da lã, começou com grande esforço a querer chegar às raízes dos pêlos, tarefa que, depois de muito transpirar, descobriu inútil, porque tais pêlos eram tão grossos que quase se tocavam, e não havia espaço onde a pulga pudesse sugar a pele.

Ali, depois de tanto trabalho e fadiga,começou a querer voltar para seu cão. Tendo o cão já partido, viu-se a pulga destinada, depois de longo arrependimento e amargo pranto, a morrer de fome."

(Extraído do livro "Os melhores contos de cães e gatos", org. Flavio Moreira da Costa, ed. Ediouro)


Quadro "Perro rascándose", de Maestro del Livre de Raison, em http://www.artehistoria.jcyl.es/genios/cuadros/4391.htm
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

2 comentários:

  1. E sempre sofremos junto deles quando as benditas aparecem...

    ResponderExcluir
  2. É, Juliana, dá uma agonia vê-los se coçando sem parar, não é?! Obrigada pela visita! Abraços!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.