quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Curiosidades do mundo canino II - Ansiedade de separação

A ansiedade de separação é um problema muito, muito comum nos peludos de hoje em dia, especialmente para os companheiros que vivem com seus donos nas cidades grandes e passam grande parte dos dias sozinhos...




O instinto do cão lhe diz que deve viver em grupo, isso garantirá sua sobrevivência. Quando seu grupo de "humanos" sai e o deixa sozinho, a sensação que o bichinho tem, instintivamente, é que sua sobrevivência está ameaçada. A situação se agrava ainda mais quando o cachorro é muito agarrado ao dono, daqueles que parecem uma verdadeira "sombra".

Sem querer, muitas vezes as pessoas acabam piorando o problema, ao demonstrar de forma enfática que sentem dó do companheiro e se despedem dele efusivamente ao sair de casa. Evidentemente que o cão passará a perceber os mínimos sinais toda vez que o dono for sair e sua ansiedade iniciará a partir deste momento...

Sintomas de ansiedade de separação incluem cães que uivam muito quando deixados sozinhos, arranham portas e batentes, babam muito, ficam apáticos.

E o que devemos fazer para evitar este sofrimento ao amigo? Bom, em primeiro lugar, o ideal é que o cão não fique sozinho por períodos muito longos, superiores a três/quatro horas, pois devemos lembrar que são animais sociais e que precisam de contato constante com sua "matilha".

Também devemos passar a ignorar o cão pouco antes de sairmos de casa, sem tristes despedidas. A festa ao chegar em casa também deve ser evitada, pois a memória destes momentos também leva o cão a começar a ficar ansioso e agir de forma diferente horas antes do dono chegar em casa. Cumprimentá-lo apenas alguns minutos depois de chegar e quando ele esitver calmo certamente ajudarão o cão a entender este momento como algo natural.




O chamado enriquecimento ambiental também ajuda o cão a se entreter durante nossa ausência. Deixar roupas ou panos como nosso cheiro, brinquedos que distrairão o cachorro por horas (como ossinhos digeríveis, brinquedos para roer), esconder ração ou petiscos que o cão goste pelos cantos da casa, para que ele possa farejá-los, também ajudam a manter o cão ocupado durante a ausência dos donos.

O zootecnista Alexandre Rossi dá dicas interessantes e preciosas sobre o assunto (para ler sobre ansiedade de separação, clique aqui e aqui sobre enriquecimento ambiental, clique aqui).

Pequenas mudanças em nosso dia a dia e em nossas atitudes certamente fazem muita diferença para o bem-estar dos amigos de quatro patas!
Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.