segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Corte de caudas e orelhas por motivos estéticos

O Conselho Federal de Medicina Veterinária já proibiu, através da Resolução 877/08, cirurgias de corte de orelha de cães ou cordas vocais, assim como a extração de unhas dos gatos, para evitar que "estraguem os móveis". A caudotomia (extração da cauda) não foi proibida, mas desaconselhada.

A cauda é uma extensão da coluna do cachorro e, além de ser essencial para seu equilíbrio, é utilizada para a comunicação deste com outros animais e com os seres humanos. Todos sabem que o rabo abanando, na maioria das vezes, significa alegria; o rabo entre as pernas, medo e submissão; rabo ereto, balançando um pouco, posição de dominância.

A meu ver, cirurgias como esta somente deveriam ser realizadas se essenciais para a saúde e bem-estar do cão. Submeter o animal a ter uma parte de seu corpo amputada apenas por motivos estéticos não tem o menor sentido!

Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

Um comentário:

  1. Só mesmo o ser humano para pensar que uma amputação (não nele, né?) é uma coisa bonita e estética!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.