quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Enriquecimento ambiental - a importância de entreter o cão

Para que o objetivo deste post fique bastante claro, vale uma reflexão sobre o modo de vida da grande maioria dos cães nos dias atuais, especialmente aqueles que vivem nos grandes centros urbanos.

Com a diminuição do tamanho das casas, o crescente número de apartamentos e, consequentemente, a falta de quintais espaçosos, os cães estão cada vez mais dentro das casas, convivendo de perto com as pessoas.

Mas, por outro lado, as pessoas também estão cada vez mais ocupadas em suas atividades que, na grande maioria, não são exercidas no lar doce lar... Consequência imediata: os cães são deixados sozinhos, muitas vezes por longos períodos do dia. E, aliado a essa realidade, sem muitas atividades, físicas ou recreacionais.

E isto é péssimo para a saúde mental dos peludos. Cães são animais que, por natureza, devem gastar energia diariamente. Os lobos, seus parentes distantes, passam grande parte do tempo caminhando, à procura de comida, cuidando dos filhotes, procurando abrigo. Os cães de hoje em dia não fazem nada disso. Muito pelo contrário: recebem tudo de forma bem fácil, de "mão beijada".

Assim, muitos cães acabam desenvolvendo problemas comportamentais graves como lambedura excessiva das patas, compulsões, comportamentos repetitivos, sonolência, apatia ou latidos em excesso, ansiedade, dentre outros.

O que fazer, então? Dar-lhes ATIVIDADES! Coisas para fazer, se distrair, farejar, procurar, roer, destruir. Sim, pois um cão entretido é um cão saudável!

A seguir, algumas dicas que ajudam a enriquecer o ambiente com atividades que ocuparão a mente do cão e promoverão gasto de energia (destacando que os passeios, aqui pensados como atividade física, são essenciais para todos os cachorros).


OSSOS E BRINQUEDOS PARA ROER

Mastigar coisas é uma atividade apreciada pela quase totalidade dos cães! Nada melhor do estimulá-los a mastigar ossos e brinquedos próprios para tanto. Assim, evita-se o hábito de roer móveis da casa, por exemplo (a capacidade de improvisação dos caninos quando o assunto é espantar o tédio pode ser surpreendente!)

Ossos naturais, cordas, ossos de acrílico são excelentes opções!

Produto disponível aqui


Produto disponível aqui

Coco verde também costuma ser muito apreciado como objeto a ser destruído, especialmente pelos grandões. As fibras que são liberadas depois da bagunça são fáceis de limpar.

Outros cachorros adoram mastigar garrafas pet vazias (sem o rótulo e tampa). A Winie, por exemplo, adora!



CAÇAR COMIDA E BRINQUEDOS QUE LIBERAM ALIMENTOS

Esconder petiscos, frutas, grãozinhos de ração em cantos onde o cão costuma ficar estimulará seu olfato e o entreterá por bastante tempo (quanto mais difícil o esconderijo, melhor).

O potinho de comida equivale ao controle remoto da TV para seres humanos, em termos de comodidade e... facilidade ao extremo! Então, uma dica é fazer o cão, literalmente, ir atrás de sua comida! Que tal jogá-la displicentemente e deixar que o peludo fareje seu alimento?

Outra opção são os brinquedos onde é possível inserir petiscos ou algo que o cão goste de comer. A liberação ocorrerá aos poucos e dependerá de movimentos que o peludo fará com a pata ou com o focinho.

Algumas sugestões:

Produto disponível aqui
 
Produto disponível aqui
Uma dica caseira e muito simples, que surte o mesmo efeito dos brinquedos acima, é oferecer ao cão uma garrafa pet (sem o rótulo e tampa), com furos redondos feitos com tesoura e que permitam a saída dos petiscos. Grande parte dos cães costuma ADORAR este brinquedo e podem ficar bastante tempo se distraindo, fazendo com que a "garrafa mágica" libere os petiscos gradualmente. 

Para este tópico, vale a leitura deste excelente post do blog Bicho Sem Preguiça, que dá dicas muito boas sobre enriquecimento ambiental com comida.

QUEBRA CABEÇA CANINO

Excelente para estimular o cão a resolver problemas: colocam-se petiscos nos buracos e o cachorro somente conseguirá comê-los ao mover algumas peças.

Produtos disponíveis aqui

Usando a criatividade e conhecendo as particularidades do cão, é possível inventar várias atividades que entreterão o peludo, mantendo-o mentalmente ocupado. Afinal, nenhum ser vivo se sente totalmente feliz entre quatro paredes, sem absolutamente nada para fazer...

Observação importante: se o cão tiver tendência a engolir pedaços de objetos, as brincadeiras deverão ser supervisionadas para evitar acidentes graves, como obstrução gástrica. 

Finalmente, como exemplo divertido da criatividade humana, o vídeo abaixo (essa engenhoca poderia ser patenteada!):

Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

10 comentários:

  1. Esse último brinquedo é espetacular...rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Cássia! Linkei o seu também lá no meu post!
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. O Blog está cada vez mais fofo!!! Parabéns, muito orgulho!!! Bjus Grazi

    ResponderExcluir
  4. Agradeço sua visita e o comentário da viagem em Campos,Cássia... vindo de alguém que "manja" de cão como vc, é um super elogio!!!
    Nós acreditamos que é uma sacanagem viajar e deixar a fiel escudeira para trás... se fosse um filho de "duas pernas" (como brincamos aqui) nossa rotina de viagem seria mudada também... então, ter um cão é escolha né?!! Por isso, a Scu vai conosco direto!! A única coisa que nos preocupa é essa dificuldade em fazer o número 2.... mas vamos treinando....
    Beijinho... Adoramos esse post!!
    Ana e Scu

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana! Iniciativas legais como a sua, que demonstra cuidados e atenção com a Scu, sempre devem ser elogiado! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que excelente post!!! Vou divulgar no blog da ong em que participo! Tudo bem?

    Bj!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Anita! Claro, será uma honra! Qual é a ONG?
    Abraços!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.