terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Cuidados com o cão no verão

E chegou a época de sol e calor! A grande maioria das pessoas adora este período do ano. Mas muitos se descuidam com questões básicas com seus cães, que necessitam de atenção especial nesta época do ano, pois o calor em excesso pode ser muito prejudicial à saúde dos peludos.


Hora do passeio

Se o asfalto estiver quente para o pé do ser humano, também estará sob o ponto de vista do cão. Além disso, cães têm maior dificuldade para regular a temperatura corporal, pois, diferentemente dos humanos, não suam. A regulação térmica se dá através da respiração ofegante, onde há troca do ar quente por ar mais frio.

Raças braquicéfalas, de focinho achatado, como Pug, Bulldog, Shih Tzu, Boxer, exigem especial cuidado, pois têm maior dificuldade para esta termo-regulação. Um cão braquicéfalo pode morrer rapidamente de hipertermia!

Assim, por todos estes motivos, recomenda-se que nesta época do ano os passeios ocorram nos horários mais frescos do dia: pela manhã, o mais cedo possível, e no final da tarde.

Ah! Jamais deve-se deixar um cão dentro do carro, mesmo com a janela aberta! Esta condição equivale a deixá-lo dentro de um forno ligado!

Parasitas e moscas

Durante o verão, com as temperaturas altas e muita umidade, aumenta a probabilidade de infestação por pulgas e carrapatos, que se proliferam com uma rapidez incrível diante das condições ambientais do verão.

Esses parasitas, além de causarem enorme desconforto nos pets, podem ser uma porta de entrada para outros males, como verminoses e alergia a picada de pulgas.

Por isso, é importante prevenir, consultando um veterinário sobre a melhor forma de utilizar os medicamentos específicos para matar e evitar infestações.

Não se deve esquecer, igualmente, do ambiente onde o cão fica mais tempo: as larvas e ovos da pulga se instalam nestes locais e o ciclo não tem fim. Por este motivo, aspirar e limpar bem casinhas e colocar paninhos e travesseiros ao sol ajuda a prevenir infestações. Mas, muitas vezes, é necessário utilizar algum produto de uso veterinário específico.

A limpeza do ambiente onde o peludo fica, especialmente se for ao ar livre, mantém as moscas afastadas. Estas são as causadoras do “berne”, que nada mais é do que a larva do mosquito depositada na forma de ovo sob a pele do animal. Esta condição é extremamente desconfortável e dolorosa, podendo provocar graves consequências para a saúde do pet. 

Dicas refrescantes

Em dias muitos quentes, pode-se oferecer pedras de gelo para o cão, ou mesmo verduras (como cenoura) congeladas. São opções fáceis e o pet irá distrair-se enquanto se refresca.

E, finalmente, o mais importante: deixar água fresca e à disposição durante todo o dia, em vários locais da casa! 

Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

9 comentários:

  1. Olá!! Amei o seu blog e já estou te seguindo.
    Faz uma visitinha no meu giovanninharocha13.blogspot.com
    ele é novo não tem muita postagens mas logo vai ter bastante coisa. Quem sabe vc não gosta e me segue?

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Feliz 2012 para vocês...
    Lambeijos da Brenda e família!

    ResponderExcluir
  3. De tudo o que vejo e leio nessa minha viagem virtual de internet, entrando e saindo de sites,blogs, espaços e mais espaços(alguns "vazios" que nem se pode denominar de espaço)eis que encontrei UM que que me cativou e me tomou o precioso tempo.Devemos sempre ser assim na WEB...Transmitir algo de prazeroso e que nos faça refletir.Afinal,VIVER ainda é o melhor "donwload" que a nossa essência pode fazer.Um abraço amigo do BRASIL DA PENA,
    Rubi Valente.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Rubi, esse foi um dos comentários mais lisonjeiros do blog! Obrigada pela visita! Abs!

    ResponderExcluir
  5. Oi,vim conhecer seu Blog,amei e já estou super seguindo,parabêns por seu cantinho e muito sucesso pra ti!

    Te convido para conhecer meu Blog e se gostar e puder seguir,será muito bem vinda,sinta-se em casa!

    Ah,tem 2 sorteios rolando por lá,participa? :)

    http://umamulherbemvestida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! Obrigada pela visita e pelo comentário tão simpático! Teu blog é bem divertido! Abs

      Excluir
  6. Eu sou uma gatinha que foi adoptado e tive a sorte de ter uma mãe que me dá muito amor e que me deu nome Kika
    Como eu amo ter amigos venho convida-los para seres meu amigo, lá vais encontrar outros amigos que já conheces, eles também são meus amigos.
    Estou festejando 500 seguidores e como tal resolvi fazer uma brincadeira ..um sorteio de fotografia, vossas mas só duma parte do vosso corpo "por isso o nome do sorteio tem nome de esconde esconde"
    Gostava de os ter no meu sorteio e fossem meus amigos
    Querem???
    Fico esperando a vossa visita
    Turrinhas carinhosas miaumiau
    Kika
    Tenho lá um selo ,selo de diamante caso queiram é vosso ofereço com muito carinho

    ResponderExcluir
  7. Que legal! Realmente o blog está muito show!
    Conheci um site que possui um produto bem interessante também para manter os cães hidratados, um bebedouro com circulação de água, muito show! Já comprei para meu dog nesse site: http://royalpets.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que legal seu blog, parabéns!! Encontrei nesse site: http://royalpets.com.br um bebedouro automático com circulação contínua de água show de bola também, comprei para meu dog já! =)

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.