terça-feira, 26 de julho de 2011

Xixi em casa ou na rua?

Muita gente me questiona acerca da viabilidade de se acostumar o cão a fazer suas necessidades somente na rua. Acreditam que, assim, terão menos trabalho ("caca" na rua = menos trabalho em casa) e poderão aproveitar a oportunidade para passear com o cão. 

Ocorre que a realidade não é nem tão simples, nem tão lógica assim... Para os cães, aliviar-se na rua, durante os passeios, é realmente uma delícia! Ali, eles sentem os cheiros de outros cães, bem como os sinais deixados por estes e não terão o inconveniente de ficar perto da "sujeira".

Mas, por outro lado, não basta um só passeio por dia para que o peludo possa se aliviar: são necessários de 3 a 4 passeios por dia para que o cão continue saudável! Isso mesmo! E não importa o tamanho do cão, pois aqui não estamos falando de necessidade de atividade física, mas sim de uma necessidade fisiológica!

Muitos cães que se acostumam a fazer xixi e cocô somente na rua conseguem segurar por muitas horas a vontade de "usar o banheiro". E isto não é nada saudável: por exemplo, segurar o xixi por muito tempo favorece a formação de cálculo urinário e outras doenças do trato urinário. Alguns chegam, inclusive, a chorar de dor por segurarem durante muito tempo (qualquer um de nós sabe o desconforto de estar muito apertado...). 

Além disso, a situação pode ficar realmente complicada quando chove, quando está muito frio, ou quando o dono acabou atrasando o retorno para casa. Nestes casos, sempre fica a obrigação de levar o cão para fazer xixi e, muitas vezes, o dono acaba se impacientando e o momento de sair, que deveria ser prazeroso, acaba se tornando um martírio... Sem contar a agonia do cão que fica esperando o momento para poder "ir ao banheiro".

Assim, o ideal para manter o bem estar dos amigos peludos é incentivá-los a fazer suas necessidades tanto em casa quanto na rua. Para tanto, é importante criar a rotina de sempre recompensá-los quando fazem no lugar correto dentro de casa (jornal ou tapete higiênico) e manter a rotina diária de passeios, onde eles também se aliviarão.

Fazendo desta forma, tanto o dono quanto o cão terão uma rotina tranquila, já que, dentro de casa as necessidades serão feitas no lugar certo (o que facilita a limpeza) e os passeios, além de todo o prazer proporcionado (física e mentalmente), será uma oportunidade de fazer as necessidades (lembrando que, na rua também é uma questão de educação e civilidade pegar o cocô e jogar em lixeiras!)!

Quer saber mais sobre como treinar seu cão para aprender a fazer as necessidades em determinado local da casa (seja filhote ou adulto)? Veja dicas valiosas aqui e aqui. Lembrando que é necessário paciência e consistência nos treinos, mas o resultado é indiscutivelmente positivo!

Alerta! É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem citação da fonte. Plágio é crime previsto no Código Penal.

6 comentários:

  1. Ah, se todos recolhessem as "caquinhas" deixadas na rua....
    Parabéns pelo post.
    Lambeijos da Brenda.

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado, Brenda! Vou até inserir esta observação no post! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Cassia:
    Você parece que adivinha as dúvidas que incomodam e que ficam ali, pesadas e desagradáveis. Valeu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maria Teresa! Que bom saber disso! Assim, fico cada vez mais motivada a escrever sobre o que importa na relação entre cães x humanos! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Cassia.

    Descobri hoje o seu blog e estou encantada. Vivo com o Fofinho, um caniche de 10 anos, que me dá algumas dores de cabeça em relação ao xixi.

    Há dias em que ele se porta muito bem, vai à rua várias vezes e aguenta-se longos períodos. No entanto, há outros em que não consegue esperar e mija quando me apanha distraída.

    Resolvi arranjar um cantinho que funcione como banheiro, mas gostava de perguntar o que me aconselha na limpeza da urina. A urina do meu cão é muito ácida e eu sinto o cheiro à distância.

    Obrigado,
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! Se sua intenção é retirar o odor da urina que acaba atraindo seu cãozinho, o ideal é usar produtos com enzimas específicas para tanto, facilmente encontrados em pet shops. Abs.

      Excluir

Gostou do que leu? Vamos trocar ideias sobre o assunto? Comente aqui!

OBS.: não serão publicados comentários contendo xingamentos, palavrões, ofensas ou incitação a violência contra animais e/ou pessoas.